Menu
Logo da Etesco Construções

Gestão de riscos: saiba como funciona a segurança em gasodutos

Tempo de leitura: 2 min.

Devido aos riscos potenciais associados ao transporte de gases sob alta pressão por longas distâncias, é importante haver um controle para garantir a segurança dos gasodutos e evitar incidentes.  

a imagem ilustra gasodutos
Canva | Fonte: 1715d1db_3

Quer entender melhor como funciona esse processo? No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe a seguir para saber mais detalhes!

O que são gasodutos? 

Antes de falar sobre a segurança, vamos relembrar o que são os gasodutos. Basicamente, são infraestruturas projetadas para transportar gás natural de um local de produção ou fonte de abastecimento, para os consumidores finais.

Esses sistemas de substituição são utilizados ​​para movimentar grandes volumes de gás natural por longas distâncias, de maneira eficiente e segura.

Os gasodutos são compostos por tubos de aço especializados, que são interligados e enterrados no solo, além de passarem por diferentes terrenos e obstáculos geográficos. 

Eles podem variar em diâmetro, dependendo da quantidade de gás que precisa ser transportada e a distância que percorre.

Segurança em gasodutos: como funciona?

A segurança dos gasodutos é essencial para uma distribuição confiável e segura de gás natural ou outros gases. Existem várias medidas e práticas para garantir a segurança dessas infraestruturas, entre elas: 

Manutenção regular 

Inspeções regulares, testes de integridade e a manutenção adequada são essenciais para garantir a segurança. O uso da tecnologia de detecção de falhas faz parte desse processo.

Controle de corrosão

A corrosão é um dos principais desafios para a segurança dos gasodutos. Estratégias de prevenção e controle são importantes para garantir a integridade dos tubos e prevenir vazamentos.

Engenharia de projeto

Os gases são projetados de acordo com fatores como pressão, temperatura, materiais adequados e outros aspectos que garantem a segurança e eficiência do transporte de gás.

Sistemas de monitoramento

Sistemas avançados de monitoramento são usados ​​para detectar vazamentos, flutuações de pressão e outras anomalias nos gasodutos. Os mesmos permitem uma resposta rápida para qualquer problema que possa surgir.

Normas e regulamentações

Os gasodutos são construídos e oferecidos de acordo com regulamentações rigorosas e normas de segurança, determinadas por autoridades governamentais e organizações específicas do setor.

A combinação dessas práticas é fundamental para garantir a segurança dos gasodutos e minimizar os riscos de vazamentos ou incidentes que possam representar algum perigo para as pessoas próximas ou para o meio ambiente.

Gostou do conteúdo de hoje? Deixe um comentário, caso tenha outras dúvidas, e acompanhe nossos próximos posts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 28 / 09 / 22
As tubulações que realizam o transporte de gás recebem o nome de gasoduto e do óleo bruto são chamadas de oleodutos. Entenda como funcionam ambos os canais!
Ler Mais
 | 06 / 07 / 21
Antes de chegar ao consumidor final, o gás natural precisa passar por um gasoduto. Mas, o que é gasoduto? ENTENDA MELHOR!
Ler Mais

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
13:40 | 01/03/2024