Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Já ouviu falar em alvenaria estrutural? Conheça os principais tipos

Atualizado em 19/03/2024
Tempo de leitura: 2 min.

A alvenaria estrutural é um método de construção onde as paredes de alvenaria suportam tanto as cargas verticais, quanto horizontais, eliminando a necessidade de estruturas de suporte adicional, como vigas e pilares.

A imagem mostra um canteiro de obras com uma escada amarela que leva a uma janela no último andar de um edifício. O edifício é feito de concetro e tem vários andares.
Freepik | Fonte: freepik

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue nos acompanhando para saber mais detalhes e conhecer os principais tipos!

Como funciona a alvenaria estrutural?

Basicamente, a alvenaria estrutural é caracterizada pelas paredes que sustentam a edificação. Logo, toda carga recebida é distribuída para a fundação. 

Pode ser construída com diferentes tipos de materiais, como tijolos, blocos de concreto ou blocos cerâmicos, atendendo aos requisitos de resistência e durabilidade para suportar as cargas esperadas.

Assim sendo, as paredes de alvenaria são construídas de acordo com o projeto, empilhando-se os blocos ou tijolos e unindo-os com argamassa. 

Na construção, é importante garantir que as paredes sejam niveladas adequadamente, para que exista estabilidade e segurança na estrutura.

Vantagens da alvenaria estrutura 

Existe uma série de vantagens associadas ao uso da alvenaria estrutural, entre as principais:

Redução de custos

A alvenaria estrutural pode reduzir os custos da obra, pois elimina a necessidade de estruturas como o aço ou concreto armado. Os materiais utilizados são, geralmente, mais acessíveis do que outros sistemas estruturais.

Desperdício menor de materiais

Os blocos de alvenaria são fabricados com precisão e podem ser dimensionados de acordo com as necessidades do projeto, o que reduz o desperdício de materiais durante a construção.

Isolamento térmico e acústico

A alvenaria oferece excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico, proporcionando conforto aos ocupantes do edifício e reduzindo os custos com aquecimento e refrigeração.

Rapidez na construção

Como a alvenaria é pré-fabricada em blocos, a montagem da estrutura pode ser feita de forma mais rápida do que outros métodos construtivos, resultando em economia de tempo.

Quais os tipos de alvenaria estrutural existentes? 

Cada um dos tipos de alvenaria estrutural apresenta uma característica e aplicação específica. Abaixo, separamos os principais:

Alvenaria estrutural armada

Na alvenaria estrutural armada, os elementos são fortalecidos pela armadura de aço, inserida nas cavidades dos blocos e preenchidos com graute, para garantir sua integridade.

Alvenaria estrutural não-armada

Neste tipo de alvenaria, não há presença de armadura específica, sendo os reforços limitados a elementos como vergas, contravergas, aplicados entre paredes e em juntas horizontais, com o intuito de evitar fissuras.

Blocos de concreto 

Blocos de concreto são conhecidos por sua resistência superior e variedade de tamanhos e formas, permitindo adaptação às diferentes demandas estruturais. Sua resistência típica é de aproximadamente 10 MPa.

Blocos cerâmicos

Este método é comumente utilizado em construções residenciais e comerciais, onde os blocos são unidos por argamassa, dispensando a necessidade de estruturas de concreto armado, mas mantendo a capacidade de suportar cargas verticais.

Agora conte-nos se você já conhecia algum desses tipos de alvenaria estrutural ou se apresenta outras dúvidas sobre o assunto.

Deixe um comentário abaixo, compartilhe a até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:16 | 23/07/2024