Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Já ouviu falar em asfalto borracha? Saiba quais são as vantagens

Atualizado em 15/09/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A sustentabilidade é um conceito presente em diversos segmentos, visando a redução de impactos ambientais. E quando se trata da construção de estradas e vias urbanas, nos últimos tempos, uma solução sustentável vem sendo utilizada: o asfalto borracha. 

Canva | Por: Markus Volk

Se você não conhece esse tipo de asfalto, continue acompanhando o post de hoje. Falaremos mais sobre o assunto e as vantagens que ele oferece!

O que é o asfalto borracha? 

O asfalto borracha é um tipo de revestimento que apresenta cerca de 14% de pó de pneu moído em sua composição. Isso significa que a reciclagem de pneus descartáveis dão origem ao material utilizado na pavimentação.

Também conhecido como asfalto ecológico, ele é produzido por meio da trituração e separação de materiais que provêm dos pneus reciclados, sendo adicionado um ligante asfáltico derivado do petróleo bruto, para deixá-lo com uma espessura mais grossa. 

O objetivo principal é melhorar o desempenho, rigidez e aumentar a vida útil das vias, além de diminuir os riscos de derrapagens nas ruas, entre diversas outras vantagens.

Onde é aplicado o asfalto borracha ?

Por apresentar uma alta performance, o asfalto borracha pode ser aplicado em vias urbanas e rodovias, como revestimento. É bastante indicado também para pistas de automobilismo e para reduzir os ruídos gerados em pavimentos de concreto.

No Brasil, o número de avenidas e estradas que utilizam o asfalto borracha vem crescendo cada vez mais, sendo as principais rodovias: Imigrantes, Anchieta e as vias internas da Usina de Itaipu (PR).

Principais vantagens do asfalto borracha

Com relação aos benefícios que o asfalto borracha proporciona, um dos principais é a segurança, algo fundamental nas estradas brasileiras. 

Assim sendo, por apresentar uma aderência maior e evitar derrapagens, é um tipo de asfalto bastante vantajoso. Também podemos destacar como benefícios do uso do asfalto ecológico: 

Durabilidade

A borracha ajuda a aumentar a durabilidade do asfalto, tornando-o mais resistente ao desgaste, a deformação permanente e a fissuração. Isso resulta em estradas e pavimentos mais duradouros e com menor necessidade de manutenção.

Resistência a variações de temperatura

O asfalto de borracha é mais flexível às diversas temperaturas, o que o torna adequado para regiões que apresentam variações climáticas.

Redução de rachaduras

A elasticidade fornecida pela borracha ajuda a evitar a formação de rachaduras no asfalto, prolongando a vida útil da superfície.

Melhor qualidade do ar

A reciclagem de pneus para a fabricação do asfalto ajuda a reduzir a poluição do ar, que pode ser causada por queimaduras ou descarte inadequado de pneus.

É importante lembrar que o asfalto de borracha pode ser mais caro do que o convencional, devido ao custo de processamento dos pneus reciclados. 

Porém, os benefícios que surgem a longo prazo, como a redução da necessidade de manutenção e a durabilidade prolongada, podem compensar esse custo adicional. 

Comente abaixo a sua opinião sobre o asfalto borracha e se possui outras dúvidas sobre o assunto. 

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore os desafios únicos e soluções inovadoras para construção em terrenos declivosos, garantindo estabilidade e segurança.
Ler Mais
Descubra como o asfalto ecológico pode reduzir custos, impulsionar a inovação e fortalecer a responsabilidade ambiental das empresas.
Ler Mais
1 2 3 17

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:19 | 21/06/2024