Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Levantamento topográfico: saiba quais são os 3 principais tipos

Atualizado em 24/10/2023
Tempo de leitura: 2 min.

O levantamento topográfico é uma atividade fundamental no campo da engenharia, geologia, arquitetura e diversas outras áreas que precisam de informações concretas sobre a relevância e a localização de um terreno.

Canva | Fonte: Industrial Photograph

Quer entender como funciona esse processo e conhecer os principais tipos? Continue acompanhando o post de hoje! 

Detalhes do levantamento topográfico 

Podemos dizer que o termo levantamento topográfico se refere à representação e medição de um terreno, por meio de uma carta ou planta. Geralmente, ele é produzido através de análises e medições dos pontos da superfície terrestre.

Além disso, esse levantamento consegue identificar diversas informações específicas sobre o terreno, tais como:

  • Perímetro;
  • Variação de relevo;
  • Curvas de nível;
  • Orientação espacial;
  • Elementos presentes geograficamente.

Também podemos dizer que essa análise considera os objetos artificiais e naturais que se fazem presentes em um determinado local, como a vegetação, por exemplo. 

Ainda assim, não são todos os tipos de levantamento topográfico que possuem a capacidade de identificar elementos como esses. Existem casos onde somente objetos 2D podem ser visualizados, e outros onde somente dimensões 3D são analisadas.

Os 3 principais tipos de levantamento topográfico

Conforme dissemos, o levantamento topográfico auxilia no estudo das características da superfície de um terreno, medindo sua configuração e vários outros detalhes relacionados ao solo. 

Basicamente, esse estudo é dividido em três principais tipos, sendo eles: o planimétrico, altimétrico e planialtimétrico, conforme explicaremos abaixo.

Levantamento topográfico planimétrico 

Obtém informações bidimensionais da área, ou seja, todos os dados sobre a posição dos pontos no plano horizontal, sem fornecer informações sobre a altitude

É frequentemente utilizado em projetos de construção civil, mapeamento urbano e na criação de plantas baixas de edifícios e áreas urbanas. 

Altimétrico

Por sua vez, o levantamento altimétrico concentra-se na obtenção de informações tridimensionais que incluem a altitude

Ele é utilizado para determinar as variações de altura em um terreno, algo fundamental em projetos que envolvam estradas, ferrovias, canais, barragens, entre outros.

Planialtimétrico 

Já o levantamento planialtimétrico é uma combinação dos dois tipos de levantamento mencionados acima, obtendo informações tanto sobre a posição no plano horizontal, quanto sobre a altitude dos pontos medidos. 

Qual a importância do levantamento topográfico? 

Como vimos, o levantamento topográfico é um dos primeiros passos para que um projeto de obras tenha início. Isso porque ele serve de auxílio ao trabalho dos engenheiros e arquitetos nas diferentes etapas de uma construção

Muitas vezes, esse processo é realizado antes mesmo de uma construtora adquirir o terreno ou uma parte dele, para a análise da área e saber se realmente é a mesma que consta na matrícula do imóvel.    

Vale lembrar que a qualidade e precisão dos levantamentos topográficos desempenham um papel fundamental no sucesso de projetos de engenharia e na preservação do meio ambiente

Se você ainda não conhecia, nunca trabalhou com levantamento topográfico ou possui outras dúvidas, comente abaixo e compartilhe!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Construção modular: descubra as inovações que moldarão o futuro da construção, tendências em tecnologia, materiais e sustentabilidade.
Ler Mais
Gestão de resíduos: veja estratégias para minimizar o impacto ambiental na construção civil e como a ISO 14001 pode otimizar esses processos
Ler Mais
1 2 3 109

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:09 | 19/06/2024