Menu
Logo da Etesco Construções

Metaverso na Construção Civil: o que esperar dessa relação?

Atualizado em 24/06/2022
Tempo de leitura: 3 min.

O metaverso é um dos assuntos mais discutidos do momento, por ser uma modalidade que pretende unir cada vez mais o real e o virtual. Mas, como isso poderia se encaixar em um segmento como a construção civil?

Fonte: PeopleImages | Canva

É sobre isso que falaremos no post de hoje. Continue conosco para entender melhor essa relação!

Em que consiste o Metaverso?

O metaverso é uma das principais tendências tecnológicas dos próximos anos. Seu destaque ocorre pelo fato de ser uma solução inteligente, que pode revolucionar os negócios e até mesmo, ultrapassar barreiras.

Podemos dizer que, basicamente, é uma espécie de universo virtual que leva a nossa realidade, ou seja, o que vivemos, para um mundo digital por completo, compartilhado e imersivo.

A ideia é conectar as diversas plataformas e criar um espaço compartilhado e coletivo, por meio da junção entre a realidade aumentada, a virtual e a internet. Desta forma, será possível que os usuários se conectem e socializem através de ambientes tridimensionais. 

Muito provavelmente, essa será a tecnologia que transformará diversas áreas, incluindo a construção civil. A solução poderá ser utilizada em projetos que já fazem uso da tecnologia BIM e até em apresentações de novos projetos.

Como o Metaverso pode ser aplicado na Construção Civil?

Conforme dissemos, o metaverso promete transformar alguns segmentos e com a construção civil não seria diferente. 

Nesse contexto, a tecnologia se volta para simulações em tempo real e colaboração virtual, fazendo com que os engenheiros, designers e pesquisadores possam conectar seus dispositivos e colaborar com o espaço virtual que foi compartilhado.

Desta forma, então, o metaverso pode ser aplicado na construção civil em lançamentos em 3D. Como assim? Os lançamentos 3D já são considerados como uma realidade para várias construtoras e incorporadoras ao apresentarem seus projetos para clientes.

Através de maquetes arquitetônicas, o processo de vendas consegue ser mais ágil, pois o cliente pode avaliar melhor o empreendimento. Além disso, a empresa consegue diminuir seus erros e reduzir a mão de obra. 

Com o metaverso, cada cliente terá a possibilidade de sentir como se estivesse dentro da casa ou do escritório, tendo uma perspectiva do que será a realidade.

Por falar em realidade, quando virtual, ela oferece a chance de os clientes conhecerem os imóveis sem que precisem sair de casa. As construtoras podem criar um tour 360º personalizado, melhorando ainda mais a experiência. 

Outros dois fatores que podem ser considerados dentro do contexto do metaverso e construção civil, são:

  • Integração do mundo virtual;
  • Gêmeos digitais.

Integração do mundo virtual

O tour com visão 360º é uma ótima opção, mas com o metaverso, ainda existem outras possibilidades. Um exemplo, subir de elevador e conhecer um apartamento decorado, podendo se relacionar com outras pessoas nesse mesmo ambiente através de ‘avatares’. Essa é uma forma de integração do mundo virtual.

Gêmeos digitais

Já esse conceito está relacionado com representações de projetos, algo como uma simulação de ações do tempo e das condições climáticas através de dados de inteligência artificial. Neste caso, a tecnologia se faz presente, mostrando a melhor maneira de colocar um projeto de empreendimento em prática, evitando possíveis erros.

As vantagens do Metaverso para a Construção Civil

Já citamos que a tecnologia é a maior aliada da construção civil e que pode, cada vez mais, surpreender de maneira inovadora, graças ao metaverso, que oferece um dimensionamento de qualidade para os projetos, seja casa, escritórios, apartamentos, entre outros. 

Com o metaverso, as chances de corresponder às expectativas dos clientes são maiores, de modo que os negócios se alinhem em qualquer lugar, diminuindo a necessidade de reuniões pessoais. 

Além disso, também contribui para que a aprovação do projeto final seja feita de forma mais acelerada, encurtando assim os prazos de entrega da obra. 

Agora conte-nos: o que acha do metaverso? Já implementou em seu projeto de obras?

Deixe um comentário abaixo e compartilhe! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 21 / 06 / 22
NR 10 é uma Norma Regulamentadora emitida pelo MTE visando garantir a segurança dos colaboradores envolvidos com instalações elétricas. ENTENDA!
Ler Mais
 | 17 / 06 / 22
EPIs são equipamentos de proteção individual caracterizados como dispositivos de segurança, visando manter a integridade física do trabalhador. Entenda sua importância!
Ler Mais
1 2 3 19

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.