Logo da Etesco Construções
Menu

Nivelamento de terreno: como fazer?

Atualizado em 13/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O nivelamento de terreno, conhecido também como terraplanagem, é a preparação do solo para que ele possa receber as intervenções civis e arquitetônicas.

A imagem mostra um terreno declinado.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este assunto e você vai descobrir como se faz um nivelamento. Acompanhe!

Métodos principais de nivelamento

Para realizar o nivelamento de terreno, existem diferentes meios. Entre eles, podemos destacar quatro métodos que podem ser perfeitamente explorados na prática desta atividade.

Método Geométrico

Esse método é chamado também de método direto, que consiste em medir de forma direta as diferenças de níveis.

São retiradas, então, as medidas de nível entre todos os pontos do terreno, bem como as verticais graduadas, sempre utilizando a topografia para definir as linhas visadas e diferenciando a altura entre esses pontos.

Método Trigonométrico

Já o método trigonométrico é realizado de maneira indireta, através de instrumentos teodolitos e estação total, que oferecem dados planialtimétricos e altimétricos.

Seu ponto de partida é determinar o ângulo vertical da direção que une os pontos e a distância que eles apresentam. É um processo mais rápido do que o anterior.

Método Taqueométrico

Método feito por meio de um fio médio do retículo da luneta taqueométrica, de onde são retiradas as diferenças de nível e distâncias.

Com isso, são obtidas as distâncias taqueometricamente, assim como a altura do sinal visado pelo fio médio do retículo da luneta sobre uma mira.

Método barométrico

Por último, o método barométrico, baseado na análise da relação entre a pressão atmosférica e a altitude. Mas, para fazer o nivelamento por meio deste método, será necessário conhecer as condições do terreno antes.

Como fazer um nivelamento eficiente?

Antes, era muito comum tentar deixar a estrutura adequada à topografia, deixando de lado o nível do terreno. Porém, eram obtidas construções com nível inferior ao calçamento da rua, por exemplo.

Hoje, existe uma preocupação maior com relação ao nivelamento, para garantir que a obra seja executada em superfície plana, obtendo um bom resultado.

A seguir, selecionamos algumas dicas para que você faça de modo adequado o nivelamento do terreno antes de iniciar a obra.

Demarcar o terreno

A demarcação do terreno é um passo muito importante para que o nivelamento seja bem feito. Além disso, ele também orienta e garante que a construção não seja levantada em um local maior, menor ou até mesmo fora do lote.

Antes de demarcar, é fundamental analisar a localização do solo com relação ao nível. Não importa o tamanho ou onde o lote está localizado, é preciso ter cuidado no momento da demarcação.

Em casos de divisas apagadas, a revisão da demarcação pode ser solicitada pelo proprietário, junto aos vizinhos.

Depois que a demarcação for realizada, o próximo passo é realizar o nivelamento do terreno.

Processo de nivelamento

Geralmente, para realizar o nivelamento, é comum fixar estacas na linha de pedreiro. A mesma ficará a centímetros do chão e precisará ser ajustada previamente, indicando o local onde será retirada e depositada a terra.

Quando é necessário remover terra, significa que o terreno está acima do nível da rua. O ideal é deixá-lo aproximadamente 50 cm do nível de calçamento, algo que evitará possíveis infiltrações.

Uso de máquinas adequadas e profissionais

Ao pesquisar máquinas específicas para o nivelamento, deve-se avaliar quais são as especificidades do terreno onde será realizada a obra. É necessário optar pelo modelo de maquinário ideal, para economizar nos gastos.

Se o terreno for mais amplo e aberto, o ideal é utilizar máquinas de grande porte, para finalizar o serviço em menos tempo. E para terrenos estreitos e com acesso difícil, é indicado o uso de mini carregadeiras.

Mesmo parecendo uma tarefa básica e simples, o nivelamento do solo requer cuidados específicos, que só podem ser realizados com maior precisão por profissionais desta área.

Por isso, não pense duas vezes antes de contratar profissionais, principalmente com boas recomendações, afinal, eles já conhecem todas as técnicas e poderão realizar um trabalho altamente eficaz.

Depois de conhecer um pouco melhor o nivelamento de terreno e as dicas para que ele seja feito da melhor forma possível, que tal investir em profissionais para um nivelamento seguro?

Se gostou do conteúdo, deixe suas considerações abaixo e compartilhe com seus amigos. Até a próxima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabia que o pavimento tem diversas funções diferentes e influencia aspectos dos mais variados? Entenda quais são os impactos positivos que ele promove.
Ler Mais
Existem diversos tipos de pavimento que podem ser utilizados para fazer a pavimentação das vias. Conheça as opções e suas características.
Ler Mais
1 2 3 9

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram