Menu
Logo Links Úteis | Etesco

NR 35: segurança e proteção para o trabalho em altura

Atualizado em 15/03/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Em um setor como a construção civil, acidentes podem acontecer e muitas vezes estão relacionados a uma obra realizada em altura. Para evitar esse tipo de problema, garantindo a segurança dos colaboradores, foi elaborada a NR 35.

A imagem mostra um trabalhador da construção civil vestindo um colete laranja e segurando um capacete branco na mão, porém o rosto dele não é visível. O fundo é um canteiro de obras.
Freepik | Fonte: freepik

Quer entender como funciona a NR 35 e sua importância em um projeto de obras? Acompanhe até o final o conteúdo de hoje!

O que a NR 35 determina? 

A NR 35 é uma norma brasileira que estabelece os requisitos mínimos de segurança para a execução de trabalhos em altura.

Seu objetivo é garantir a proteção dos trabalhadores que realizam atividades em locais elevados, como telhados, andaimes, torres, entre outros, evitando a ocorrência de lesões e acidentes graves, que prejudiquem a saúde.

A norma também destaca a importância do planejamento prévio das atividades em altura, com avaliação dos riscos envolvidos, medidas de segurança a serem adotadas e capacitação dos trabalhadores

Outra determinação é o uso obrigatório de EPIs (Equipamentos de proteção individual), como cintos de segurança e EPCs (Equipamentos de proteção coletiva) sempre que necessário, para evitar acidentes

Riscos associados ao trabalho em altura

Para que um profissional desempenhe suas atividades em altura, é essencial um conhecimento técnico, mas além disso, é preciso que esteja em boas condições físicas

Apesar de a NR 35 estabelecer medidas de proteção, é importante destacar que, dependendo da altura, os riscos de acidentes também se intensificam. 

A falta de planejamento, o uso incorreto dos equipamentos de segurança, o aumento da carga de trabalho e a confiança excessiva também são fatores que podem contribuir com situações de emergência. Também se destacam como fatores de risco: 

  • Queda;
  • Treinamento inadequado;
  • Choque elétrico.

Qual a importância da NR 35? 

Considerando que o trabalho em altura apresenta riscos significativos para a integridade física dos trabalhadores, e uma queda de altura pode gerar lesões graves e até mesmo fatalidades, é de extrema importância adotar a NR 35.

Sendo assim, para a construtora, a norma proporciona tranquilidade e ao mesmo tempo, proteção para a equipe, reduzindo de maneira significativa as interrupções na realização da obra.

Além disso, ocorre a diminuição de gastos, uma vez que a empresa arca com os custos em casos de acidentes. E não será necessário buscar uma nova mão de obra, ou seja, contratar um colaborador substituto, evitando pausas na entrega do projeto.

Quando a NR 35 é seguida de maneira correta, ela ajuda a melhorar a capacitação dos colaboradores, bem como as condições de trabalho e a criação de planos de ação que possam resolver possíveis irregularidades. 

Portanto, é importante que as empresas e os trabalhadores estejam em conformidade com as diretrizes estabelecidas por essa norma.

Você já conhecia a NR 35? Possui outras dúvidas? Comente abaixo, compartilhe e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:30 | 23/07/2024