Logo da Etesco Construções
Menu

O que é a ISO 14001? Entenda o conceito!

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

ISO 14001 é uma norma projetada para ajudar as empresas a se adequarem às responsabilidades ambientais, em todos os seus processos internos.

A imagem mostra o logo da ISO 14001.

Quer saber mais sobre esse assunto, e como funciona essa norma? Então, continue nos acompanhando!

Como surgiu a ISO 14001?

Na década de 90, devido a crescente preocupação mundial com o meio ambiente, surgiu a necessidade de criar uma norma, com uma abordagem sobre negócios, sustentabilidade e performance ambiental.

Isto porque, uma empresa não deve somente se preocupar com a sustentabilidade externa. Ela precisa lembrar também do seu próprio desenvolvimento sustentável.

Seguindo esse contexto, nasceu a ISO 14001, que conforme dissemos, serve como um guia na implementação e manutenção do sistema de gestão ambiental.

Tendo como base o ciclo PDCA - do inglês ‘plan do check-act’ (planejar, fazer, checar e agir), a ISO utiliza uma linguagem de gestão, apresentando diversos benefícios para as organizações.

A ISO ou Organização Internacional de Normalização, é formada por 162 organismos de normalização, que envolvem diversos países. Os mesmo se reúnem para discutir e desenvolver padrões internacionais.

O Brasil teve acesso a essas normas através da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Principais alterações

Com início em 2012, o processo de revisão da ISO 14001 teve como base um documento, que podemos chamar de Anexo SL. Ele forneceu uma estrutura única para todas as normas do sistema de Gestão, permitindo uma integração geral.

Assim sendo, entre os anos de 2012 a 2015, ocorreram alterações relacionadas:

  • Ao atendimento do contexto da organização, com relação às expectativas e necessidades;
  • Ênfase na abordagem de riscos;
  • Liderança como o papel central, para que sejam alcançados os objetivos;
  • Consideração de uma perspectiva de ciclo de vida.

Qual o objetivo da ISO 14001?

Como uma forma de possibilitar que as organizações atendam às necessidades socioeconômicas, juntamente com a proteção do meio ambiente, a ISO 14001 apresenta, entre seus principais objetivos:

  • Proteger o meio ambiente através da prevenção de impactos ambientais diversos;
  • Intervir nos potenciais efeitos adversos das condições ambientais da empresa;
  • Ajudar a organizar o atendimento de requisitos legais, entre outros;
  • Fazer com que cresça o desempenho ambiental;
    Influenciar ou controlar a forma como os produtos e serviços da organização estão sendo projetados, distribuídos, descartados ou consumidos, tudo isso com uma perspectiva de ciclo de vida;
  • Chegar aos benefícios financeiros e operacionais, alcançando-os de maneira que resultem na implementação de alternativas ambientais no mercado.
    Transmitir as informações ambientais para todas as partes interessadas, os steakholders.

Os benefícios da ISO 14001

Quando sua empresa é certificada com um Sistema de Gestão Ambiental, e reconhecida internacionalmente, logo existem diversas vantagens que podem ser fundamentais para seus negócios. Listamos as principais abaixo:

Sistema de Gestão Ambiental

Após a implementação da gestão, a política e comunicação ambientais acabam se aprimorando. Isto significa que a empresa se tornará engajada em causas sustentáveis.

Redução de gastos

A ISO 14001 oferece a redução de gastos desnecessários, fazendo com que a produção da empresa se torne mais eficiente, bem como consciente.

Cumprimento de requisitos

Ter o certificado, além de ser algo ecologicamente correto, também faz com que a empresa evite receber multas por impactos negativos, relacionados ao meio ambiente.

Isto porque é preciso manter, de forma contínua, o cumprimento de todos os requisitos legais, sem esquecer nenhum detalhe.

Valorização da marca

O certificado ISO 14001 representa um selo sustentável, ou seja, o que realmente significa a marca, e mostra que ela compactua com a preservação da natureza e causas sustentáveis.

Desta forma, o mercado passa a enxergar de uma maneira positiva a sua empresa, principalmente por sua responsabilidade ambiental. Logo, isso atrairá novos negócios por conta da credibilidade que ela apresenta.

Reconhecimento internacional

O certificado também é um pré-requisito de contratação. Assim sendo, a certificação possibilita novos negócios internacionais, uma vez que a empresa que preserva o meio ambiente, acaba mantendo relações com outras, que possuem o mesmo objetivo.

Cliente satisfeito

Receber um produto, ou ter um serviço de qualidade, que esteja cumprindo a legislação ambiental, ajuda a promover a satisfação do cliente, bem como a positividade da imagem da marca.

O principal motivo é o interesse das pessoas pela conduta moral, e ao mesmo tempo, pela consciência social de que o produto, ou o serviço adquirido por elas, seja ecologicamente correto.

Diferença entre ISO 14001 e ISO 14000

ISO 14000 é o nome genérico usado pela série de normas que englobam a família 14000. As mesmas estabelecem diretrizes para a implementação dos Sistemas de Gestão Ambiental.

Por sua vez, a ISO 14001 é uma das normas que pertencem a este conjunto. Por ser passível de uma certificação, costuma ser a mais utilizada, e envolve questões ambientais, conforme dissemos anteriormente.

Gostou do conteúdo de hoje? Conte-nos abaixo! E compartilhe também sem suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O BIM é usado para auxiliar no planejamento do projeto de uma obra. Confira o que é o BIM e qual sua importância para o desenvolvimento de uma obra de construção civil.
Ler Mais
Os pré-moldados são uma opção para projetos de construção civil. Descubra quais são as vantagens deles para entender por que vale a pena escolher.
Ler Mais
1 2 3 41
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram