Menu
Logo da Etesco Construções

O que é a NR 35 e como aplicá-la na construção civil?

Atualizado em 18/07/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Na construção civil, existem diversas normas regulamentadoras associadas à saúde e segurança dos colaboradores. Ter conhecimento sobre essas normas, sobretudo a NR 35, é fundamental para que uma construtora melhore o processo e o resultado seja positivo. 

Freepik | Fonte: rawpixel.com

Mas o que é a NR 35? Como funciona e como aplicá-la em um projeto de obras? Continue acompanhando o post de hoje para mais detalhes!

Em que consiste a NR 35?

Em geral, a segurança no trabalho é um dos itens fundamentais para as construtoras. Isto porque o trabalho feito em altura, por falta de segurança, pode gerar uma queda e levar até mesmo ao óbito.  

Justamente para oferecer mais segurança aos funcionários, diminuindo o risco de acidentes, foi elaborada a NR 35. 

A NR 35 é uma Norma Regulamentadora relacionada à prática do trabalho em altura, sendo estabelecida pelo Ministério do Trabalho. Basicamente, ela determina alguns requisitos para a proteção dos colaboradores enquanto realizam atividades no canteiro de obras.

Desta forma, cumprir os requisitos da NR 35 é importante para garantir que o trabalho seja realizado em segurança, evitando acidentes que podem interferir na saúde do trabalhador e gerar multas e processos.

Principais determinações da NR 35

A principal exigência da NR 35 é que a empresa forneça aos colaboradores um treinamento e capacitação necessários para as atividades que serão efetuadas em altura. Esse preparo deve ser prático e teórico, com no mínimo 8 horas

Para essa capacitação, os gestores devem oferecer os seguintes conteúdos:

  • Explicação de normas e regulamentos para atividades em mais de 2 metros de altura;
  • Apresentação de possíveis situações de risco que deverão ser interrompidas por medidas de segurança;  
  • Demonstração do uso correto dos sistemas, equipamentos e outros procedimentos coletivos;
  • Esclarecimento de dúvidas sobre os cuidados com os equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • Preparação dos trabalhadores para que saibam como devem agir em casos de emergência, quais são as noções básicas de primeiros socorros, entre outros.

Como aplicar a NR 35 de maneira correta?

Para que a implementação da NR 35 seja mais fácil e eficiente, existem alguns passos que podem ser seguidos, sendo eles: 

Planejamento e avaliação prévia 

Claro que, antes de iniciar qualquer projeto de obras, é necessário avaliar bem o local, verificando a possibilidade de riscos, identificando as necessidades específicas e com base nisso, desenvolver um plano preventivo. Essa avaliação deve ser realizada por profissionais habilitados

Divisão de responsabilidades

A responsabilidade, segundo a norma, é dos gestores e dos colaboradores, porém, isso deve ficar claro a todos os envolvidos, explicando exatamente a obrigação de cada um nesse processo. 

Fiscalização do uso de equipamentos

Após planejamento e conscientização dos riscos, é importante fiscalizar o uso dos equipamentos, uma vez que não adianta investir na preparação dos colaboradores e os EPIs não serem utilizados corretamente.

Assim sendo, os gestores devem avaliar esse uso para que não ocorram acidentes graves e não prejudique nenhum dos lados, construtora e trabalhador. 

Controlar a documentação

Além de cumprir as regras, é importante provar que estão sendo cumpridas de fato, caso apareça alguma fiscalização. Então, os treinamentos, procedimentos, análises de risco e a evolução da obra devem ser documentados junto ao cronograma do projeto. 

Então, suas dúvidas foram esclarecidas? Para saber mais sobre outras Normas Regulamentadoras, acompanhe outros conteúdos em nosso site!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 11 / 23
Compliance ambiental é uma prática aplicada às empresas para que operem de maneira sustentável e respeitem as normas, visando a proteção do meio ambiente. VEJA MAIS!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta especialmente utilizada na construção civil, para identificar e avaliar problemas prejudiciais ao trabalho. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024