BLOG

O que é a tecnologia BIM (Building information modeling)?

A tecnologia BIM está cada vez mais presente na área da construção, principalmente por sua capacidade em solucionar os problemas que, há muito tempo, são enfrentados nesta indústria.

O Building Information Modeling, que traduzido para o português significa modelagem da informação da construção, é um novo conceito quando se trata de projetos de construção, e além de agregar todas as partes envolvidas no planejamento, fornece informações mais aprofundadas sobre cada detalhe da obra.

Para saber mais sobre a tecnologia BIM e o que ela pode proporcionar, continue nos acompanhando.

Tecnologia BIM: o avanço

No Brasil, o avanço da tecnologia BIM já é uma realidade para muitas empresas, e ela oferece diversos benefícios para a área da construção. Mas, é importante ficar atento, afinal, o BIM não é um software, e sim um novo estágio na elaboração de projetos de construção.

Muitos profissionais ou estudantes acreditam que seja uma ferramenta de modelagem 3D, mas, na verdade é um conceito, uma forma de gestão da informação que se aplica a diferentes sistemas.

O que se pode dizer é que, na construção civil, quanto mais próximo da realidade o planejamento da obra estiver, as chances de sucesso serão maiores. E a tecnologia BIM está relacionada com essa realidade, com recursos para que a visualização prévia das edificações fique ainda mais apurada.

Levantamento de orçamento e de materiais

Uma das maneiras mais interessantes de utilizar o BIM é trabalhando com outros parâmetros, que vão além de espessura, comprimento e altura obtidos em projetos 2D. No BIM é possível incluir dados como custos, materiais, fabricante e outras diversas propriedades que poderão ser úteis no projeto de construção.

Desta forma, ao invés de lidar com planilhas enormes, o BIM permite que as informações sejam extraídas de maneira mais simples, e atualizadas sem maiores dificuldades.

Um exemplo prático seria uma mudança de piso ou de acabamento de pintura, que demandaria um tempo maior nos sistemas antigos, e com a tecnologia BIM se tornou algo mais rápido, dando mais liberdade para diferentes materiais serem testados, e os orçamentos passam a ser mais detalhados.

Integração dos setores

O BIM não irá funcionar corretamente se não houver uma integração entre os setores e os profissionais. As empresas que resolvem adotar a tecnologia BIM devem buscar maneiras de integração entre as fases do projeto, e as construtoras que terceirizam deverão se esforçar para se comunicar com as contratadas, uma vez que muitas vezes os projetos hidráulicos e elétricos não são feitos pela mesma empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *