Menu
Logo da Etesco Construções

O que é Automação de Processos na Construção Civil?

Atualizado em 02/08/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A produtividade e eficiência são elementos essenciais no setor na construção civil. Mas, existem alguns fatores que podem impedir que isso aconteça e atrapalhem a execução da obra, como por exemplo, os custos com materiais. Justamente nesse contexto que a automação de processos se encaixa.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe mais detalhes a seguir!

O que é a Automação de Processos?

Como vimos, a automação de processos é fundamental para a construção civil, pois auxilia na melhora da produtividade e, ao mesmo tempo, na redução dos custos. 

Assim sendo, os processos operacionais se tornam mais eficientes, algo que consequentemente possibilita o aumento de produtividade, sendo um grande desafio para as construtoras que desejam se destacar no mercado.

Muitas vezes, quando falamos nesse conceito, associamos de alguma maneira com máquinas que realizam o serviço por conta. Porém, na verdade, a automação envolve ferramentas e tecnologias um pouco mais complexas.

Um exemplo é quando um software calcula algo automaticamente. Ele já está agilizando um processo que seria manual.  Podemos dizer que hoje já existem robôs e vários outros itens que funcionam dessa maneira na construção civil, como os drones, que obtêm imagens aéreas em alta resolução.

Cada vez mais surgem novos equipamentos para automatizar as etapas que são percorridas em um projeto de obras. Muitas empresas ainda não utilizam essas inovações, mas esse é um processo gradativo e que vai acontecendo aos poucos, de acordo com o planejamento.

Quais as vantagens da Automação de Processos?

A automação de processos e o desenvolvimento da tecnologia caminham lado a lado. E além do aumento da produtividade e redução de custos, existem outras vantagens tanto para as atividades operacionais, quanto para a gestão. A seguir, listamos os benefícios:

Facilidade no acesso à informação

Esse é um dos maiores benefícios que a automação proporciona, principalmente por permitir que as construtoras substituam as atividades manuais por softwares, como havíamos dito. Desta forma, as informações ficam centralizadas em apenas um lugar e disponíveis para todos.

Gestão segura e eficaz

A transparência e racionalização também são vantagens proporcionadas pela automação, uma vez que, com as informações centralizadas e organizadas, é possível que os gestores tenham uma visão mais ampla do andamento do projeto e tornem seu trabalho mais seguro e eficaz.

Otimização do tempo

Um dos benefícios mais eficazes da automação de processos. Isso porque, com a implementação de softwares para realizar as tarefas, o tempo é reduzido de forma considerável e muitas atividades podem ser substituídas por sistemas.

O melhor exemplo é a geração de relatórios, pois sem a automação seria necessário solicitar a algum colaborador um relatório que poderia ser longo e apresentar possíveis erros.

Você já utilizava a automação em suas atividades? Possui alguma dúvida?

Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe! Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando se tem um orçamento de obras bem elaborado e sem erros, é possível dar continuidade ao trabalho sem grandes preocupações. Saiba quais são os 4 erros que devem ser evitados!
Ler Mais
A fundação é uma das partes mais importantes de uma construção, sendo os tipos principais a fundação superficial e a profunda. CONFIRA MAIS DETALHES!
Ler Mais
1 2 3 62

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.