Logo da Etesco Construções
Menu

O que é BIM? Entenda o conceito e como aplica-lo na construção civil

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

BIM é o processo de criação de um modelo virtual, contendo informações técnicas de toda a edificação. Em outras palavras, ele possibilita a colaboração de diferentes profissionais durante um projeto.

A imagem mostra uma pessoa com uma miniatura de uma casa nas mãos.

No post de hoje, falaremos mais sobre este assunto, para que você entenda como essa tecnologia pode ser aplicada na construção civil. Acompanhe!

Implementação da tecnologia BIM

No cenário atual, o BIM (Building Information Modeling) se destaca no setor tecnológico. Segundo especialistas da área, as empresas estão preparadas para implementar e trabalhar com essa tecnologia, tanto em processos, quanto em obras.

Porém, em muitos casos, o que ocorre é uma confusão desnecessária, onde os responsáveis pensam que precisam de uma grande mudança na empresa, quando na verdade, é ao contrário.

Desta forma, então, você precisa ter em mente o que é a tecnologia BIM, e entender que ela pode ser aplicada em processos de organização, que poderá envolver investimentos em tecnologia, mudanças e treinamento de equipe, entre outros métodos, sem alterar padrões.

Outro fator a ser levado em consideração é a maneira como a mudança será estruturada. Deve-se lembrar de que a equipe precisará de treinamento, para aprender e se adaptar com este novo modelo de projeto.

A importância da tecnologia BIM na construção civil

Se você busca qualidade e agilidade na elaboração de projetos, o BIM poderá te ajudar nesta tarefa. Isto porque, ele auxilia no cruzamento e integração de dados e informações mais relevantes, através de um software, onde todos na obra possuem acesso.

Assim sendo, podemos dizer que essa é uma ferramenta de alto potencial de valorização de processos em construções, e poderá garantir uma maior qualidade, entre diversos outros benefícios.

Para entender melhor a importância dessa tecnologia para o setor da construção civil, separamos alguns tópicos a seguir.

  • Economia de tempo;
  • Redução de custos;
  • Projetos 2D;
  • Cumprir prazos estipulados no cronograma;
  • Testar novas soluções;
  • Comunicação clara e eficaz.

Além disso, com o BIM é possível avaliar, revisar e entender a obra com mais facilidade, garantindo a precisão e avaliação assertiva de alternativas, que possam otimizar recursos.

Aplicando a Tecnologia BIM

Entre as principais formas de aplicação da Tecnologia BIM na construção civil, estão:

Análise de viabilidade

Além de permitir a análise da área e volume por meio de estudos em massa, o BIM possibilita uma forma diferente de concepção do projeto.

Essa etapa de desenvolvimento pode ser chamada de ND 100, ou seja, a fase inicial da concepção do empreendimento, coletando dados a curto prazo.

Construção virtual

A tecnologia de modelagem de informação, de fato, torna possível trabalhar um modelo de construção. E não um desenho. Esse mesmo modelo contém indicativos como:

  • Tipo de material;
  • Fabricante;
  • Altura;
  • Espessura;
  • Volume.

Através desses dados é possível captar várias outras informações, analisar interferências, definir planejamento, fazer orçamento, entre outros.

Planejamento e orçamento

Através de informações e parâmetros desse modelo, é possível gerar dados quantitativos, e a partir deles, realizar o planejamento do empreendimento. Assim, será possível que você indique o tempo e duração de cada etapa, bem como o orçamento.

Todos os dados são extraídos de maneira simplificada e atualizada, sempre quando são feitas modificações nos projetos.

Construção

A construção pode ser realizada de maneira mais segura e monitorada, reduzindo assim os erros, problemas, retrabalho. Além de aumentar a produtividade e segurança.

Colaboração

A tecnologia BIM permite uma colaboração online entre os envolvidos no projeto, ou seja, os famosos stakeholders.

As principais formas de colaboração são os ambientes próprios para a gestão de documentos, gestão de processos, validação de projetos, e visualização por meio de hotlink.

Gostou de saber o que é tecnologia BIM e como você pode aplica-la na construção civil? Conte-nos abaixo!

E não deixe de compartilhar em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O BIM é usado para auxiliar no planejamento do projeto de uma obra. Confira o que é o BIM e qual sua importância para o desenvolvimento de uma obra de construção civil.
Ler Mais
Os pré-moldados são uma opção para projetos de construção civil. Descubra quais são as vantagens deles para entender por que vale a pena escolher.
Ler Mais
1 2 3 41
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram