Menu
Logo da Etesco Construções

O que é DDS e como funciona na Construção Civil?

Atualizado em 05/07/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Em um canteiro de obras, a segurança e saúde do colaborador devem ser sempre priorizadas. Seja por exigência legal ou ética, é fundamental que as construtoras se preocupem em reduzir os riscos de acidentes. É nesse contexto que o Diálogo Diário de Segurança (DDS) está inserido. 

Fonte: RAW PIXELS Ⓜ︎ | Canva

Quer saber o significado e como funciona o DDS na construção civil? Então, acompanhe o post de hoje!

O que é o Diálogo Diário de Segurança (DDS)?

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é caracterizado como um dos instrumentos utilizados por profissionais que atuam na construção civil para amenizar os riscos de acidentes durante a execução de uma obra.

Também conhecido como DDSMS ou Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, a ferramenta sugere que todos os dias existam conversas com os colaboradores sobre temas relacionados com a saúde e segurança no trabalho.

Isto significa que os gestores devem dialogar sobre todas as formas de proteção que poderão garantir a segurança de todos. Em geral, as ‘reuniões’ duram até 15 minutos e são realizadas antes da jornada de trabalho.

Esses diálogos sempre são conduzidos pelo líder da equipe, bem como um técnico ou engenheiro que entenda do assunto. 

Assim sendo, podemos dizer que o DDS é uma das formas de ampliar a comunicação entre os funcionários e a equipe, fazendo com que as ações preventivas e outras atividades sejam absorvidas da maneira mais simples possível.

E quais são as vantagens do Diálogo Diário de Segurança (DDS)?

Entre as vantagens que o Diálogo Diário de Segurança (DDS) pode oferecer, temos o aumento da produtividade, considerando que o colaborador estará saudável e consciente dos riscos, protegendo-se e consequentemente, sendo mais produtivo.

Também haverá uma satisfação maior da parte dos trabalhadores, pois se sentirão mais confortáveis em trabalhar em um ambiente com esse tipo de assistência. 

DDS na construção civil: o que deve ser abordado?

Para implementar o DDS é necessário que o gestor tenha conhecimento prático e teórico sobre essa prática, para que ela seja utilizada de maneira eficiente. Na construção civil, podem ser aplicados os seguintes conceitos:

Uso de EPIs

O uso dos EPIs ajuda a salvar vidas e a evitar que lesões graves ocorram no canteiro de obras. Portanto, é uma abordagem muito importante.

EPCs

Equipamentos de Proteção Coletiva também prezam pela segurança dos colaboradores, principalmente quando o trabalho está relacionado com altura. Desta forma, então, a maneira correta de utilizá-los deve ser debatida nas reuniões.

Mãos protegidas

A parte do corpo que mais utilizamos são as mãos, além de serem ferramentas importantes para os trabalhadores do setor da construção civil. Por isso, as formas de protegê-las devem ser abordadas.

CIPA - Primeiros Socorros

O local onde uma obra está sendo executada é, por natureza, um ambiente mais propício para que acidentes de trabalho ocorram. Então, é importante que a equipe seja treinada para os primeiros socorros, caso seja necessário, evitando problemas maiores.

Além desses, também podemos destacar os equipamentos e as ferramentas, que devem ser utilizados de forma correta para evitar acidentes. 

E a limpeza e organização, que também são importantes, uma vez que trabalhar em um ambiente desorganizado e sujo pode prejudicar a saúde do colaborador.

Gostou de saber mais sobre o DDS? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 09 / 08 / 22
A taxa Selic é caracterizada como um dos índices que apontam a situação econômica do país. Entenda de que maneira ela impacta na construção civil!
Ler Mais
 | 05 / 08 / 22
As normas de segurança do trabalho ou NR 's estabelecem parâmetros e instruções para amenizar os riscos e aumentar a segurança no canteiro de obras. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 22

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.