Menu
Logo da Etesco Construções

O que é dragagem e qual a importância em projetos de infraestrutura?

Atualizado em 23/11/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Dragagem é um processo fundamental na manutenção de projetos de infraestrutura, como portos, canais e áreas costeiras, sendo caracterizado pela remoção de uma parte do fundo mar, barragens e leito de rios. 

Canva | Fonte: JPecha

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue nos acompanhando para entender melhor sua função e importância!

Para que serve a dragagem?

A dragagem envolve o uso de dragas, que são embarcações ou máquinas especializadas e projetadas para remover e transportar materiais do curso de água. Existem diferentes métodos de dragagem, entre os principais:

  • Aprofundamento/implantação: utilizada, muitas vezes, para receber navios maiores, que precisam de uma profundidade maior de lâminas d'água em canais de navegação.
  • Manutenção: garante a profundidade local da lâmina d 'água, reduzida por conta de assoreamento. Ela permite uma navegação mais segura.

Geralmente, o método é escolhido com base nas características do projeto e nos tipos de materiais a serem removidos.

Após a dragagem, os materiais podem ser descartados, usados ​​para fins de construção ou reciclados, dependendo das regulamentações locais e das necessidades do que foi projetado.

Por que a dragagem é importante?

A dragagem ajuda a manter os canais de navegação, portos e vias fluviais em condições adequadas para o tráfego de embarcações, sendo importante para o transporte de mercadorias e passageiros, bem como para o comércio internacional. Mas, não apenas isso, uma vez que também é fundamental para:   

Infraestrutura portuária

A dragagem é essencial na construção e expansão de portos, permitindo que embarcações de maior calado acessem as instalações portuárias. Isso é fundamental para o comércio internacional e o desenvolvimento econômico. 

Prevenção de enchentes

Com a dragagem é feita a remoção de sedimentos e detritos dos leitos de rios e córregos, que contribui no aumento da capacidade de drenagem e redução do risco de inundações em áreas urbanas e rurais.

Conservação do meio ambiente

A dragagem pode ser usada para restaurar ecossistemas, removendo impurezas e resíduos orgânicos que prejudicam a qualidade da água. Além disso, permite a manutenção de habitats aquáticos.

Acesso aos recursos naturais

Em locais onde a dragagem é utilizada, como na mineração de areia e cascalho em rios, ela possibilita o acesso aos recursos naturais importantes para a construção civil e outros segmentos.

É importante lembrar que a dragagem deve ser feita com a devida consideração aos impactos ambientais e a regulamentação governamental

Você já conhecia a importância da dragagem? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Comente nesse post e até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 01 / 11 / 22
A dragagem é o processo de escavação responsável pela retirada de sedimentos de lagoas industriais, rios e oceanos. Saiba quais são os equipamentos utilizados nessa ação!
Ler Mais
 | 18 / 02 / 22
Sabia que os rios poluídos podem ser revitalizados? Descubra como funciona o processo de revitalização de um rio.
Ler Mais
1 2 3 6

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024