BLOG

O que é e qual a finalidade da terraplanagem?

Terraplanagem é um processo de aplicação ou retirada de terra para tornar um terreno plano. Em outras palavras, é a fase de nivelamento do solo para a realização de construção.

A imagem mostra uma foto com dois tratores.

Mas, será que ela tem apenas essa finalidade? E como funciona esse processo? Vamos falar mais sobre isso no post de hoje. Continue nos acompanhando!

Terraplanagem: características

Cada terreno apresenta uma característica própria, e o nivelamento do solo acompanha essa diversidade, para que a construção possa ser realizada com segurança.

É aí que entra o processo de terraplanagem, muito utilizado por profissionais da construção civil.

Antes de iniciar o processo, é muito importante que o terreno esteja limpo, isto é, sem detritos e vegetação. Não deve haver árvores, madeira, pedras, entre outros.

Desta forma, as máquinas poderão realizar seu trabalho da melhor forma possível. Então, as obras acontecem por etapas, tais como:

  • Aterramento;
  • Escavação;
  • Destocamento;
  • Drenagem;
  • Demolição;
  • Compactação do solo.

O procedimento

Conforme dissemos, antes de iniciar a construção, deve ser feita uma análise do terreno, uma vez que ele precisa estar plano.

Em terrenos onde existe excesso de terra, o carregamento e escavação são fundamentais para remover o que estiver em uma quantidade grande.

Mas, por outro lado, se houver pouca terra, podem ser utilizados basculantes para transportar a terra até o local, para aterrá-lo.

Também é importante observar os níveis e cotas do terreno. Isto é, em alguns casos, é necessário realizar um levantamento topográfico da região onde a obra será feita.

Geralmente, o engenheiro que está envolvido no projeto, fica responsável por observar o tipo de terra, bem como o local, e nivelar de acordo com o solo ao redor.

E para que o terreno se torne plano, a terra dos locais mais altos precisará ser retirada e depositada em partes onde o terreno está mais baixo.

Indicações para terraplanagem

O que definirá, ou não, a necessidade de todo o procedimento que citamos acima, é o perfil do terreno, as cotas abaixo ou acima dos níveis da rua, além do grau de dificuldade em executar o nivelamento.

Desta forma, então, se o terreno tiver cotas muito baixas, ou muito acima do esperado (em aclive) das cotas da rua, será necessário recorrer ao serviço de terraplanagem.

Todo esse processo também pode ser feito para auxiliar em obras de engenharia de solo. Por exemplo, com a construção de estradas, rodovias, canais, valas, barragens, abertura de depósitos, entre outros.

Máquinas que podem ser utilizadas no processo

E claro, não podemos esquecer que, para fazer a terraplanagem é necessário utilizar máquinas pesadas. Cada uma delas apresenta uma função, porém todas são essenciais para o nivelamento do terreno. Listamos as principais a seguir!

Escavadeira hidráulica

Sua função é fazer a escavação de materiais, tanto para remover o seu excesso, quanto para obter o que será necessário para fazer um aterro. Também faz o rebaixo, onde existe uma necessidade de um nível um pouco maior.

Carregadeira

É uma máquina destinada a carregar materiais. Funciona como um trator, e em sua dianteira possui uma caçamba, capaz de fazer o transporte de volumes grandes. Mesmo essa sendo sua função principal, também pode ser usada para escavação.

Retroescavadeira

Ela une as duas máquinas anteriores, escavadeira e carregadeira, por isso é considerada versátil e eficiente. É possível encontrá-la com caçambas em tamanhos distintos, sendo ideal para serviços menores de terraplanagem.

Rolo compactador

Feito o nivelamento com distribuição mais homogênea do material, o rolo compactador faz uma compressão para que o solo fique mais denso, evitando a movimentação do mesmo.

Em resumo, a terraplanagem é um método essencial para a compactação do solo, para que o terreno se torne devidamente nivelado e receba a construção.

E você, já sabia que a terraplanagem funcionava desta maneira? Conte-nos nos comentários. Para mais informações, confira outros conteúdos em nosso blog. Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Até o próximo post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *