Logo da Etesco Construções
Menu

O que é gasoduto? Entenda!

Atualizado em 23/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O gás natural é a forma mais recorrente de produção de energia, sendo um combustível que gera menos resíduos após a sua queima. Antes de chegar ao consumidor final, é necessário passar pelo que chamamos de gasoduto. Mas afinal, o que é gasoduto?

A imagem mostra um gasoduto, ou seja, uma tubulação grande e extensa.

Preparamos esse artigo para que você entenda como ele funciona. Continue nos acompanhando!

Transporte de gás natural

Utilizado em residências, indústrias, comércio e em termoelétricas para o abastecimento de veículos, o gás natural precisa passar por gasodutos antes de chegar aos pontos de distribuição.

O gasoduto é caracterizado como uma tubulação, responsável pelo transporte do gás natural de um local para o outro. Além disso, ele também realiza a filtração em pontos mais estratégicos, para que o gás seja obtido da melhor forma possível, sendo até mesmo pressurizado.

Basicamente, o gasoduto consiste em uma rede de tubulações, onde são feitas conexões entre as fontes produtoras e os locais de consumo. Podemos dizer, então, que são canos que levam o gás natural até o local onde será distribuído.

Como funciona a instalação?

São várias as técnicas que podem ser utilizadas na construção de um gasoduto, bem como legislações que devem ser consideradas no momento da instalação. Assim sendo, deve-se seguir um determinado padrão, para garantir a eficácia e o bom funcionamento.

Os gasodutos são tubos construídos com aço carbono, sem costuras e submetido a alguns tratamentos para manter sua durabilidade e segurança, uma vez que o gás natural é altamente inflamável.

Em geral, a instalação dos tubos por onde o gás passará é feita no subsolo, medindo cerca de 1m de profundidade. Se for o caso, pode até mesmo atravessar propriedades privadas, mas precisa sempre respeitar a distância de até 15m.

A chamada ‘faixa de servidão’ é o nome da área por onde o gasoduto irá passar. A mesma apresenta aproximadamente 20m de largura.

Para empurrar o gás, deve haver uma estação de compressão instalada, pois assim ele conseguirá chegar ao local onde a pressão é menor, viajando por toda a rede.

E como garantir a segurança nesse processo?

Além de respeitar a distância de 15 m, a faixa de servidão precisa estar completamente limpa, em toda a sua extensão. Devem ser colocadas também algumas sinalizações para avisar que ali existe um gasoduto.

Isto significa que a população ao redor precisa ser avisada sobre o mesmo, assim como o que pode ou não ser feito naquele local.

Por fim, a empresa responsável por esse processo precisa disponibilizar um canal de comunicação para que os moradores possam alertar sobre possíveis ocorrências, como por exemplo, erosões.

Gasoduto Bolívia-Brasil

A Bolívia é um dos maiores produtores de gás natural no mundo, transportando inclusive para o Brasil.

Através do gasoduto Bolívia-Brasil, o gás proveniente da Bolívia chega até o nosso país para atender, principalmente, os Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O transporte é feito em grandes volumes, por meio de tubulações de diâmetro elevado, que operam em alta pressão, se aproximando das cidades onde o gás será distribuído, ou seja, as companhias de distribuição.

A implantação do gasoduto Bolívia-Brasil é muito importante para o setor energético do país, promovendo a disponibilidade de gás natural dentro do mercado nacional.

E para os próximos anos, a expectativa é de um aumento na capacidade produtiva, fator este que também apresenta grande importância diante de toda a necessidade que envolve o gás natural no Brasil.

Agora que você já sabe o que é gasoduto, conte-nos o que achou do conteúdo? Foi esclarecedor? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 29 / 01 / 21
Gasoduto é uma rede de tubos que realiza o transporte de gás da região produtora uma para a região consumidora. Descubra como ele funciona!
Ler Mais
 | 24 / 03 / 20
Descubra como funciona um gasoduto para entender como é feito o transporte do gás natural, do local de extração até o consumidor final.
Ler Mais
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram