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O que é ISO 9001 e como aplicar na Construção Civil?

Atualizado em 03/05/2022
Tempo de leitura: 2 min.

ISO 9001 é um conjunto de normas gerenciadas pela ABNT, que visam a otimização dos processos e uma produção mais ágil, alcançando excelência nas etapas de um projeto.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto e descobrir de que maneira essa norma pode ser aplicada na construção civil? Continue nos acompanhando!

ISO 9001: Por que aplicar na construção civil?

Mesmo tendo uma abordagem global, podendo ser aplicada em diversos segmentos e por diferentes motivos, na construção civil não é diferente, pois também existem razões muito importantes para que a ISO 9001 seja aplicada. Entre as principais, podemos destacar:

Padronização dos serviços

A padronização dos serviços segue como um dos maiores desafios na indústria construtiva. Isto porque são vários os colaboradores trabalhando em obras diferentes, com as mesmas tarefas, que nem sempre alcançam o mesmo resultado.

Mas, é possível garantir a padronização dos processos por meio da implementação da norma de qualidade. A mesma busca sempre o melhor resultado nas atividades, facilitando também a detecção de erros e auxiliando no treinamento dos colaboradores.

Custos reduzidos

É justamente o que a ISO 9001 possibilita para as construtoras, ou seja, a diminuição de despesas com a melhoria nos processos, prevenindo possíveis retrabalhos e otimizando o tempo do projeto.

Melhora contínua

Quando a ISO 9001 é implementada, ocorre uma melhoria contínua. E esse aperfeiçoamento constante pode ser o grande diferencial das empresas, como uma oportunidade de mostrar crescimento e evolução rapidamente.

Como implementar a ISO 9001?

Para que a certificação ISO 9001 seja garantida e implementada, algumas exigências precisam ser cumpridas, como por exemplo, documentações legíveis, controláveis e identificáveis. 

Não existe uma ferramenta adequada para atender essas exigências, porém, é fundamental que os documentos do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) estejam organizados.

Desta forma, então, é importante definir qual será o foco das melhorias e quais serão os próximos passos. Para isso, também é necessário definir uma equipe, que será responsável por implementar a norma, treinar e capacitar os colaboradores.

Em seguida, deve-se realizar um diagnóstico e o planejamento das atividades, identificando os processos necessários para a gestão de qualidade e determinado a sequência dos mesmos.

Além disso, também devem ser identificados os critérios e métodos para assegurar a eficácia dos processos e obter as informações para execução e monitoramento.

Vale ressaltar que, após finalizado o processo de implementação, devem ser feitas auditorias internas para verificar se tudo está saindo de acordo com a proposta. Ou ainda, enviar os documentos para que sejam avaliados por uma certificadora.

Você já conhecia a ISO 9001 e implementou em sua empresa? Conte-nos!

Deixe um comentário e até o próximo post.

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