BLOG

O que é saneamento básico?

Saneamento básico é o conjunto de serviços de infraestrutura, que visam fornecer o abastecimento de água potável para a população, a fim de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

A imagem mostra uma foto do interior de um tubo de esgoto.

Gostaria de saber mais sobre este assunto? Então, continue acompanhando o nosso post de hoje. Está imperdível!

Saneamento básico no Brasil

No Brasil, as medidas de saneamento básico são consideradas como parte do setor de infraestrutura, visando a construção e implantação de redes de abastecimento, adutoras e de coleta.

Além disso, a área de saneamento também cumpre o seu papel de política social, garantindo a saúde da população e o desenvolvimento social.

O que o saneamento básico engloba?

Agora que já entendemos o que é saneamento básico, vamos falar sobre sua função. É muito comum associarmos apenas ao abastecimento de água potável, mas vai além, pois inclui também o manejo de águas pluviais, a drenagem e a limpeza.

Desta forma, então, podemos dizer que o saneamento básico engloba:

1 – Abastecimento de água potável

Em outras palavras ele envolve, basicamente, os serviços e estruturas necessários para captação, tratamento e distribuição de água para todas as casas.

2 – Esgotamento sanitário

Corresponde às atividades, infraestruturas e instalações de coleta, transporte, tratamento e disposição final, desde ligações prediais até o seu lançamento final ao meio ambiente.

3 – Limpeza e manejo

Basicamente, envolve o conjunto de atividades e infraestrutura operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final de lixos domésticos, além do lixo originário de varrição, e limpeza de vias públicas.

4 – Drenagem de águas pluviais

Limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas, bem como drenagem de águas pluviais, transporte, detenção ou retenção, tratamento e disposição final das águas drenadas em áreas urbanas.

Os impactos do saneamento básico na população

Será que você já parou para pensar, alguma vez, em quantas pessoas estão envolvidas nas atividades de saneamento básico? E já imaginou também como seria a vida de toda a população, se as cidades não tivessem esse tipo de recurso?

Não são todas as pessoas que apresentam essa reflexão, porém, é importante entender o que é saneamento básico, e qual impacto exerce sobre a economia de uma determinada região, levando em consideração que até as empresas correriam riscos de não serem instaladas, se não houvesse o suporte do mesmo.

Assim sendo, podemos dizer que o acesso à água, a coleta e o tratamento de esgoto são fundamentais para garantir boas condições para a sociedade, mostrando organização. Isto porque, a falta dele acabaria inibindo a abertura de escolas, hospitais, entre outros.

Por isso que muitas atividades se tornam limitadas, com carência desse tipo de serviço, até mesmo de atividades industriais e comerciais, sendo uma prova da importância do saneamento básico, principalmente como fator econômico.

Agora queremos saber o que você acha sobre o saneamento básico? Deixe nos comentários abaixo.

Compartilhe em suas redes sociais e até o próximo post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *