Menu
Logo Links Úteis | Etesco

O que fazer para evitar as patologias da construção civil?

Atualizado em 12/09/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Sabe quando você nota uma fissura ou rachadura em uma parede? Esses danos são conhecidos como patologias da construção civil e que muitas vezes comprometem a integridade e a durabilidade de uma estrutura.

Envato Elements | Fonte: xamtiw

Mas, o que pode ser feito para evitar o surgimento das patologias? Falaremos sobre esse assunto no post a seguir. Acompanhe mais detalhes! 

As principais patologias da construção civil

Existem várias patologias da construção civil, que apresentam origens diferentes. Isso significa que, enquanto algumas surgem ao longo do tempo, outras são naturais ou se desenvolvem devido a falhas no projeto. Entre os tipos de patologias mais comuns, estão: 

  • Fissuras e rachaduras: Fissuras costumam surgir de maneira específica, em faces de alvenaria, tijolo ou argamassa devido à retração do material. Já as rachaduras aparecem pela incapacidade de resistência de materiais.
  • Concreto deteriorado: Quando a pasta de cimento é desfeita, devido a perda da capacidade de resistência do material utilizado.
  • Infiltração: Considerada como a pior, por causar estragos imensos e destruir a pintura.
  • Corrosão das armaduras de aço: Ocorre por conta de um fenômeno conhecido como carbonatação (agentes químicos).
  • Bolhas: Ar ou água sob a tinta.

Patologias da construção civil: quais as causas?

A palavra patologia é de origem grega e significa estudo (lógos) de doenças (pathos). Desta forma, as patologias na construção civil se consolidam como os danos que prejudicam uma estrutura

Essas patologias causam impactos negativos, uma vez que acabam desvalorizando o imóvel e muitas vezes, geram despesas. As causas de seu surgimento são as mais diversas, entre as principais estão:

Erros no projeto 

Qualquer erro no projeto pode levar a problemas estruturais, de drenagem, elétricos, hidráulicos, entre outros. Um exemplo que podemos destacar é um projeto com o uso de fundação inadequada, que pode resultar em fissuras nas paredes.

Materiais de baixa qualidade 

O uso de materiais de construção com uma qualidade inferior pode levar ao surgimento de patologias como a corrosão em estruturas metálicas, por exemplo.

Falhas na execução da obra 

A falta de qualificação da mão de obra ou a pressa na execução da construção podem resultar em problemas, como vazamentos em sistemas de impermeabilização, fissuras em paredes e lajes e irregularidades na aplicação de revestimentos.

Fatores climáticos 

A exposição prolongada a fatores climáticos extremos, como chuva intensa, umidade excessiva, entre outros, pode causar danos para qualquer estrutura.

É possível evitar as patologias da construção civil?

Sim, é possível evitar esse tipo de situação que pode gerar um enorme prejuízo. O primeiro passo é lembrar que, independente do tipo da patologia, é necessário buscar um profissional especializado para avaliar, entender o problema e então solucioná-lo.

A identificação precoce e a tomada de medidas adequadas podem ajudar a evitar danos maiores e custos de reparo mais elevados no futuro.

E lembre-se que é fundamental elaborar com atenção o projeto desde o início, selecionar materiais de qualidade e realizar inspeções durante a obra para garantir que o resultado seja positivo.

Comente abaixo o que achou do conteúdo e se já teve maiores problemas devido a uma patologia. Aproveite e compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Construção modular: descubra as inovações que moldarão o futuro da construção, tendências em tecnologia, materiais e sustentabilidade.
Ler Mais
Gestão de resíduos: veja estratégias para minimizar o impacto ambiental na construção civil e como a ISO 14001 pode otimizar esses processos
Ler Mais
1 2 3 109

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:09 | 19/06/2024