BLOG

O que são pré-moldados de concreto? Descubra!

Os pré-moldados de concreto são elementos estruturais, ou seja, são moldados previamente, e fora do seu local de utilização efetiva, algo bem diferente das peças moldadas in loco.

No post de hoje, falaremos mais sobre este assunto. Continue nos acompanhando!

Outras características dos pré-moldados de concreto

Entre os diversos materiais de construção existentes, os pré-moldados de concreto são considerados os mais populares, para diversas obras. Isto porque, além de serem bastante viáveis, também são uma opção econômica.

Levando em consideração que a construção civil precisa cada vez mais de rapidez e produtividade, as estruturas pré-moldadas vêm se tornando a melhor escolha, principalmente por promover agilidade durante a execução de um projeto, e homogeneidade dos resultados.

Assim sendo, o pré-moldado é um material de construção fabricado através da colocação de concreto em um molde. Ainda no próprio molde, ele é levado para ser curado, em uma área onde será garantida sua qualidade.

Quando finalizado, o material é transportado para os canteiros de obras onde será utilizado. Mesmo sendo usado em obras de grande porte, tais como edifícios e viadutos, os pré-moldados estão cada vez mais presentes em projetos menores, como uma casa pré-moldada, por exemplo.

Principais vantagens do pré-moldado de concreto

A popularidade e o crescimento dos pré-moldados ocorreram graças aos benefícios que se aplicam nas construções de todos os tipos e tamanhos. A seguir, selecionamos as principais vantagens do uso desse tipo de material em seu projeto.

Alto controle de qualidade

Esse é um dos benefícios mais importantes do material, uma vez que todas as peças são feitas em um local apropriado, seguro, plano e de fácil acesso para todos.

Isso faz com que o processo seja colocado em prática de uma maneira mais precisa. Desta forma, são garantidas estruturas pré-moldadas de altíssima qualidade, com formatos e detalhes corretos.

Durabilidade

O material do pré-moldado de concreto é capaz de durar muitos anos. Isto porque, o seu processo produtivo é bem cuidadoso, se comparado ao concreto moldado in loco. Assim, o produto final possui uma qualidade melhor.

Além disso, usualmente, a resistência desse tipo de concreto é mais alta do que os concretos usinados, devido ao seu projeto.

Versatilidade

Peças feitas de pré-moldados de concreto, oferecem uma grande versatilidade, devido às várias possibilidades de finalização, formas e cores. Além disso, apresenta capacidade de modelagem, o que permite que os arquitetos reproduzam com facilidade vários detalhes.

Sustentável

Por ser composto com matérias primas naturais, encontradas na natureza, como pedras, cimento, areia e cascalho, o concreto pré-moldado causa um impacto menor ao meio ambiente, quando comparado a outros materiais.

A diferença entre pré-moldados e pré-fabricados

É comum que exista uma confusão entre os termos pré-moldados e pré-fabricados. O que talvez você não saiba é que, mesmo sendo materiais semelhantes, eles apresentam algumas diferenças.

Primeiro, tanto as estruturas pré-fabricadas quanto os pré-moldados de concreto possuem a mesma modelagem, feita em ambientes fora do local da construção.

Porém, os pré-moldados são produzidos no local de próprio empreendimento, com um controle de qualidade menos rigoroso.

E geralmente, a inspeção do material é feita por órgãos especializados, ou por profissionais da mesma empresa.

Eles são os responsáveis por garantir que todo material fabricado, esteja de acordo com o que estabelece as normas:

  • ABNT NBR 14.931:/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento;
  • ABNT NBR 12.655:/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.

Enquanto os pré-fabricados são produzidos industrialmente, com um controle de qualidade mais rigoroso, e seguindo normas determinadas, que são avaliadas por um laboratório.

Normalmente, as peças pré-fabricadas são identificadas com data de fabricação, bem como o tipo de ação e concreto utilizados em sua fabricação. Também deve haver uma inspeção, que vai desde o transporte, até a montagem.

A definição de ambos é estabelecida pela norma ABNT NBR 9.062/2017 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O conteúdo esclareceu as suas dúvidas? Conte-nos! Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *