Logo da Etesco Construções
Menu

O que são pré-moldados de concreto? Descubra!

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Os pré-moldados de concreto são elementos estruturais, ou seja, são moldados previamente, e fora do seu local de utilização efetiva, algo bem diferente das peças moldadas in loco.

A imagem mostra blocos de concreto.

No post de hoje, falaremos mais sobre este assunto. Continue nos acompanhando!

Outras características dos pré-moldados de concreto

Entre os diversos materiais de construção existentes, os pré-moldados de concreto são considerados os mais populares, para diversas obras. Isto porque, além de serem bastante viáveis, também são uma opção econômica.

Levando em consideração que a construção civil precisa cada vez mais de rapidez e produtividade, as estruturas pré-moldadas vêm se tornando a melhor escolha, principalmente por promover agilidade durante a execução de um projeto, e homogeneidade dos resultados.

Assim sendo, o pré-moldado é um material de construção fabricado através da colocação de concreto em um molde. Ainda no próprio molde, ele é levado para ser curado, em uma área onde será garantida sua qualidade.

Quando finalizado, o material é transportado para os canteiros de obras onde será utilizado. Mesmo sendo usado em obras de grande porte, tais como edifícios e viadutos, os pré-moldados estão cada vez mais presentes em projetos menores, como uma casa pré-moldada, por exemplo.

Principais vantagens do pré-moldado de concreto

A popularidade e o crescimento dos pré-moldados ocorreram graças aos benefícios que se aplicam nas construções de todos os tipos e tamanhos. A seguir, selecionamos as principais vantagens do uso desse tipo de material em seu projeto.

Alto controle de qualidade

Esse é um dos benefícios mais importantes do material, uma vez que todas as peças são feitas em um local apropriado, seguro, plano e de fácil acesso para todos.

Isso faz com que o processo seja colocado em prática de uma maneira mais precisa. Desta forma, são garantidas estruturas pré-moldadas de altíssima qualidade, com formatos e detalhes corretos.

Durabilidade

O material do pré-moldado de concreto é capaz de durar muitos anos. Isto porque, o seu processo produtivo é bem cuidadoso, se comparado ao concreto moldado in loco. Assim, o produto final possui uma qualidade melhor.

Além disso, usualmente, a resistência desse tipo de concreto é mais alta do que os concretos usinados, devido ao seu projeto.

Versatilidade

Peças feitas de pré-moldados de concreto, oferecem uma grande versatilidade, devido às várias possibilidades de finalização, formas e cores. Além disso, apresenta capacidade de modelagem, o que permite que os arquitetos reproduzam com facilidade vários detalhes.

Sustentável

Por ser composto com matérias primas naturais, encontradas na natureza, como pedras, cimento, areia e cascalho, o concreto pré-moldado causa um impacto menor ao meio ambiente, quando comparado a outros materiais.

A diferença entre pré-moldados e pré-fabricados

É comum que exista uma confusão entre os termos pré-moldados e pré-fabricados. O que talvez você não saiba é que, mesmo sendo materiais semelhantes, eles apresentam algumas diferenças.

Primeiro, tanto as estruturas pré-fabricadas quanto os pré-moldados de concreto possuem a mesma modelagem, feita em ambientes fora do local da construção.

Porém, os pré-moldados são produzidos no local de próprio empreendimento, com um controle de qualidade menos rigoroso.

E geralmente, a inspeção do material é feita por órgãos especializados, ou por profissionais da mesma empresa.

Eles são os responsáveis por garantir que todo material fabricado, esteja de acordo com o que estabelece as normas:

  • ABNT NBR 14.931:/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento;
  • ABNT NBR 12.655:/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.

Enquanto os pré-fabricados são produzidos industrialmente, com um controle de qualidade mais rigoroso, e seguindo normas determinadas, que são avaliadas por um laboratório.

Normalmente, as peças pré-fabricadas são identificadas com data de fabricação, bem como o tipo de ação e concreto utilizados em sua fabricação. Também deve haver uma inspeção, que vai desde o transporte, até a montagem.

A definição de ambos é estabelecida pela norma ABNT NBR 9.062/2017 - Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O conteúdo esclareceu as suas dúvidas? Conte-nos! Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O BIM é usado para auxiliar no planejamento do projeto de uma obra. Confira o que é o BIM e qual sua importância para o desenvolvimento de uma obra de construção civil.
Ler Mais
Os pré-moldados são uma opção para projetos de construção civil. Descubra quais são as vantagens deles para entender por que vale a pena escolher.
Ler Mais
1 2 3 41
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram