BLOG

O que você precisa saber sobre poços artesianos

A imagem mostra um poço artesiano.

O poço artesiano, quando perfurado, é o responsável por captar a água que se encontra nos lençóis freáticos e aquíferos. Geralmente, essa água apresenta uma qualidade física, química e biológica melhor, protegida da contaminação humana, e não possui a necessidade de tratamento para o consumo, mesmo sendo recomendado. Quer saber mais detalhes sobre poços artesianos? Continue conosco!

Poços artesianos e semi artesianos: quais as diferenças?

Os poços artesianos são aqueles que jorram água de forma espontânea, ao contrário dos semi artesianos, que precisam de equipamentos de bombeamento para a retirada da água. Além disso, ele é mais profundo, e tem vazão de água até mil vezes superior, pois necessita de uma área de 7 metros de largura por 25 de comprimento para ser perfurado.

Não são todos, mas, a maioria dos poços semi artesianos apresentam uma profundidade menor, e não são muito eficientes. Como dissemos, eles precisam de uma bomba submersa, de grande eficiência, dentro da lâmina da água do poço.

Tipos de máquinas utilizadas na perfuração

Poços artesianos devem ser perfurados por máquinas de empresas especializadas, e que estejam cadastradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) além de conter um atestado de capacidade técnica certificado.

As máquinas utilizadas, geralmente, são:

  • Rotativas (mais adequadas para perfuração em sedimentos);
  • Percursoras (ideais para perfuração em qualquer tipo de formação geológica).

Vantagens dos poços artesianos

​Comparada com outras formas de captação de água, as obras de perfuração de poços artesianos possuem curto período, e o impacto ambiental é bem menor do que as demais estações de tratamento de esgoto.

Portanto, o abastecimento de água subterrânea é um ótimo negócio, por ser limpa, de fácil acesso e ser caracterizada como um bom investimento a longo prazo. 

Se gostou do conteúdo, deixe um comentário e compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *