Menu
Logo da Etesco Construções

O Sistema ESG é benéfico para a Construção Civil? Entenda!

Atualizado em 15/07/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que a construção civil é uma das áreas com maior probabilidade de gerar impactos ambientais, algo que pode ser minimizado com a implementação do sistema ESG (Environmental, Social and Governance).

Fonte: Svetlana-Cherruty | Canva

Quer saber se o ESG proporciona benefícios para esse setor? Então, acompanhe o post de hoje!

Qual o objetivo do Sistema ESG?

ESG é uma sigla que se refere ao meio ambiente, desenvolvimento social e governança. Ela é responsável por avaliar se uma empresa do ramo da construção civil está de fato comprometida com o meio ambiente, com responsabilidade social e processos administrativos.

O sistema ESG tem como principal objetivo tornar as organizações mais sustentáveis e socialmente responsáveis com o meio ambiente, de modo que os processos e a lei sejam cumpridos.

Basicamente, é uma mudança de postura que surge a partir de um novo padrão comportamental, isto é, a preocupação maior da população com a sustentabilidade e mais transparência em suas ações.

Como funciona o ESG na Construção Civil?

Mais do que construir edificações e se certificar de que deu tudo certo com o projeto, também é necessário que as construtoras pensem e respeitem algumas políticas ambientais como por exemplo, o consumo consciente de energia e água.

Por isso, o sistema ESG já possui uma grande relevância e vem fazendo parte das estratégias de diversas empresas, que estão cada vez mais preocupadas em transformar seu trabalho e criar uma imagem positiva na sociedade.

Embora não seja uma tarefa fácil, é possível implementar o ESG através de certificações. O mais importante é se adequar ao mercado atual, que exige cada vez mais ações que respeitem o meio ambiente e a população.

Desta forma, haverá um bom desempenho ambiental e consequentemente, isso ajudará as empresas a atraírem o público correto, ou seja, aqueles que buscam por edifícios com certificação ecológica.

Vantagens do ESG para a Construção Civil

A partir do momento em que o sistema ESG é colocado em prática, as empresas conseguem obter um capital para iniciar seus projetos. Mas, além disso, existem outras vantagens que vamos detalhar melhor a seguir.

Imagem positiva diante do público

Conforme dissemos, de maneira geral, é possível dizer que quando uma construtora está preocupada com questões ambientais, ela está agregando mais valor à sua imagem diante do público.  

Portanto, implementar o ESG é uma conquista bastante positiva, que deixará transparecer a ética da empresa.

Custos reduzidos e aumento de lucratividade

Com um processo mais sustentável, há também a otimização de recursos, que logo gera uma eficiência maior dos colaboradores e lucratividade para as construtoras. Vale ressaltar que, ao utilizar melhor os recursos, também ocorre uma redução de gastos significativa

Novos investidores

Um dos fatores mais valorizados por investidores ao avaliarem riscos e oportunidades é o consumo consciente. Isto significa que as empresas que adotam o sistema ESG e suas práticas são bem valorizadas no mercado, atraindo mais investidores.

E você, o que acha do sistema ESG? Já pensou em implementá-lo em sua empresa? 

Deixe o seu comentário e compartilhe também em suas redes sociais!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ISO 14001 ou Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma certificação que estabelece diretrizes para que uma empresa contribua com a proteção ambiental. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
 | 28 / 06 / 22
A construção civil é uma área da engenharia que gera muitos resíduos, por isso é importante focar na sustentabilidade para reduzir os impactos. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
1 2 3 10

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.