Menu
Logo Links Úteis | Etesco

O uso do telhado colonial é ou não vantajoso?

Tempo de leitura: 2 min.

Quando se trata de construção e design arquitetônico, o telhado colonial oferece um charme tradicional e uma sensação de autenticidade. Ainda assim, suas vantagens são bastante questionadas. 

À imagem ilustra o telhado de várias casas. Os telhados são feitos de telha de cerâmica laranja.
Freepik | Fonte: wirestock

Pensando nisso, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o material. Quer saber se é ou não benéfico para o seu projeto? Acompanhe mais detalhes a seguir! 

A origem e características do telhado colonial

O telhado colonial foi produzido, principalmente, em colônias europeias, como Portugal e Espanha, sendo amplamente adotado nas Américas. Sua origem remete às técnicas de construção tradicionais dessas regiões e foi adaptado às condições locais.

Sua estética também reflete as preferências estilísticas da época, muitas vezes combinando elementos europeus com influências locais, resultando em uma arquitetura distintamente colonial.

É caracterizado por sua inclinação moderada e pelo uso de telhas de barro ou cerâmica. Essa inclinação o torna diferente de outros telhados íngremes, além de ser responsável por garantir uma boa drenagem, ou seja, evitar infiltrações e umidade.

Outra característica forte é a sua estrutura, que permite uma iluminação natural ao ambiente.

E quais são as vantagens do telhado colonial? 

Podemos dizer que o telhado colonial oferece diversas vantagens, principalmente quando comparado aos outros tipos de telhados existentes. Entre as principais, se destacam:

Durabilidade e resistência

A cerâmica ou o barro utilizados no telhado colonial são conhecidos por sua durabilidade e resistência. Assim sendo, então, quando bem mantido, pode durar décadas, resistindo às condições climáticas adversas, como ventos fortes e chuvas intensas.

Valor estético

Apresenta uma estética atemporal e charmosa, conferindo um visual distintivo para as construções, valorizando a propriedade e adicionando um toque de tradição e história ao ambiente.

Ventilação

A forma inclinada do telhado colonial facilita a circulação de ar. Isso pode ajudar a manter a casa mais fresca durante os meses mais quentes, melhorando o conforto interior e reduzindo a necessidade de ar condicionado.

Como vimos, o uso do telhado colonial apresenta uma série de vantagens, desde sua estética clássica, até a durabilidade e eficiência energética

No entanto, é importante considerar também os custos envolvidos na instalação e manutenção, o que talvez pode ser visto como um ponto negativo. 

Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário, compartilhe e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O tijolo é um material muito importante para a construção civil. Confira mais detalhes e saiba quais são os 5 tipos de tijolos que podem ser utilizados em projetos de obras!
Ler Mais
A alvenaria estrutural é um método de construção onde as paredes suportam tanto as cargas verticais, quanto horizontais. Entenda melhor e conheça as vantagens e os principais tipos!
Ler Mais
1 2 3 105

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
09:38 | 18/04/2024