Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Os impactos da falta de Saneamento básico no Brasil

Atualizado em 13/09/2022
Tempo de leitura: 3 min.

O saneamento básico é um conjunto de serviços que, na prática, ajudam a manter a saúde populacional. Mas, em nosso país, ainda existem muitos problemas relacionados à falta de saneamento, prejudicando o bem-estar dos habitantes de determinadas regiões. 

Envato Elements | Fonte: photovs

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto e os impactos que a escassez do saneamento pode provocar. Continue nos acompanhando!

A relação entre o saneamento básico e a saúde pública

Conforme dissemos, o saneamento básico consiste em serviços que visam melhorar as condições de vida da população, preservar a saúde e ao mesmo tempo, o meio ambiente. Além de ajudar na prevenção de doenças, que consequentemente melhora a qualidade de vida.   

Porém, apesar dos fatores positivos que ele pode oferecer, a ausência de água tratada em diversas regiões pode facilitar o surgimento de muitas doenças entre diversos outros problemas.

Dados do saneamento básico no Brasil

Em nosso país, os serviços de saneamento básico ainda não chegam em todos os locais. Pesquisas realizadas pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) constataram que as cidades com menos investimento em serviços de água e esgoto, são as que apresentam maiores índices de doenças.  

E de acordo com a ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) aproximadamente 100 milhões de brasileiros continuam sem ter acesso ao tratamento de esgoto e 35 milhões não chegam nem ao menos a receber água tratada.   

Tudo isso significa que, se houvesse mais investimento em saneamento básico e medidas de higiene para a população, muitos riscos poderiam ser evitados e as doenças seriam mais controláveis. 

Afinal, quais são os impactos da falta de saneamento básico?

Como já citamos anteriormente, os lugares com ausência de saneamento básico podem causar um forte impacto na vida da população, uma vez que a sua falta proporciona várias complicações para a saúde e até mesmo para a economia e educação. Abaixo, separamos os principais impactos provocados pela falta de saneamento.

Poluição

Muitas pessoas vivem em locais onde não existe saneamento e sofrem com os esgotos que correm a céu aberto, deixando resíduos expostos, que entram em contato com o solo e contaminam as águas.

Outra preocupação é a falta de tratamento de esgoto, que muitas vezes polui os mananciais. Além da ausência da coleta de lixo e destino inadequado, uma vez que deveria ir para um aterro sanitário, mas acaba parando em lixões a céu aberto com grandes chances de contaminação.

Problemas escolares

Com a falta de saneamento básico, o rendimento escolar de crianças e adolescentes também pode ser comprometido. Isso porque as pessoas que não recebem esse tipo de serviço tendem a ficar doentes com mais frequência, tendo uma queda de rendimento.

Enchentes

Geralmente, o lixo que não é recolhido quando chove é descartado de maneira incorreta nas ruas, local onde não existe estrutura de contenção, fazendo com que ele seja carregado pelas águas.

Assim sendo, a água da chuva vai para os bueiros e os entopem por conta do acúmulo de lixo, gerando chances maiores de enchentes que causam diversos problemas para a população e até para a infraestrutura do município.

Além desses impactos, também podemos destacar o aumento da desigualdade social, a desvalorização do turismo e todas as doenças que podem surgir.

Gostou do conteúdo? Possui outras dúvidas sobre o saneamento básico? Deixe um comentário abaixo!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 29 / 04 / 24
Conheça os benefícios da ampliação do saneamento básico. Saiba como isso impacta na saúde, no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
 | 26 / 01 / 24
A tecnologia foi evoluindo e, ao longo do tempo, as inovações tecnológicas passaram a auxiliar e otimizar diversas atividades, incluindo o saneamento básico. ENTENDA!
Ler Mais
1 2 3 9

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
10:16 | 23/07/2024