Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Patologias da construção civil: o que são os protocolos de avaliação?

Atualizado em 16/01/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Toda obra deve passar por uma supervisão antes de ser entregue, não é mesmo? Porém, muitas vezes, alguns detalhes passam despercebidos, como as temidas patologias da construção civil. 

a imagem ilustra uma parede rachada
Canva | Fonte: Muk Photo

Pensando nisso, foram criados protocolos de avaliação para ajudar a detectar essas falhas. 

Quer entender como funcionam? Continue acompanhando o post a seguir! 

Principais patologias da construção civil 

As patologias da construção civil são caracterizadas como defeitos, danos ou anomalias que, em geral, ocorrem em edificações, infraestruturas, entre outros projetos de obras.

O termo "patologia" é utilizado no sentido “doença” ou problema que afeta uma estrutura e tende a surgir devido à fatores como: 

  • Escolha inadequada de materiais;
  • Falhas no projeto;
  • Condições ambientais adversas;
  • Trabalho mal executado.

A identificação e correção dessas patologias são essenciais para garantir a durabilidade, segurança e funcionalidade das edificações. Entre os tipos mais comuns, estão:  

Trincas e fissuras

Rachaduras ou aberturas finas na superfície da estrutura, geralmente causadas por movimentações do solo, retração do concreto, entre outros. 

Umidade

Infiltrações, vazamentos e condensação podem resultar em problemas de umidade, levando ao desenvolvimento de fungos, mofo e deterioração de materiais.

Deslocamento de revestimento

Problemas relacionados à aderência inadequada de revestimentos, como azulejos, pisos e pinturas.

Carbonatação

A penetração de dióxido de carbono no concreto pode reduzir o pH e causar uma corrosão a longo prazo.

Protocolos de avaliação: como funcionam?

Agora que já destacamos as patologias da construção civil, vamos falar sobre os protocolos de avaliação. E o que são os protocolos?  

Basicamente, são conjuntos de diretrizes e procedimentos estabelecidos para diagnosticar e classificar as patologias de forma sistemática e padronizada.  

O objetivo dos protocolos de avaliação é fornecer uma abordagem estruturada, para avaliar a integridade das edificações, garantindo que eventuais problemas sejam identificados e tratados de maneira eficiente.

Isso permite aos profissionais da construção civil entenderem a origem dos problemas e desenvolverem estratégias adequadas para a correção

A aplicação dos protocolos envolve uma inspeção minuciosa da edificação, incluindo análise visual, medições, testes laboratoriais e, em alguns casos, o uso de tecnologias avançadas. 

Também desempenham um papel importante na prevenção de diversos problemas, contribuindo para a elaboração de projetos mais robustos, controle rigoroso durante a execução da obra e a escolha criteriosa de materiais. 

Em resumo, é importante que existam os protocolos de avaliação, para garantir a qualidade e o desempenho das estruturas durante a vida útil das edificações.

O que achou do conteúdo de hoje? Esclarecemos suas dúvidas sobre o tema? Comente e compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:30 | 23/07/2024