Logo da Etesco Construções
Menu

Pavimento asfáltico: O que é e qual a função?

Atualizado em 03/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O pavimento asfáltico é uma estrutura composta por diversas camadas sobre a superfície, com a intenção de melhorar a locomoção e o escoamento de água.

A imagem mostra uma estrada asfaltada. | Etesco Construções

Porém antes de entender qual a função da pavimentação asfáltica é importante saber o que é pavimentação. Confira!

O que é Pavimentação asfáltica e sua importância? 

A pavimentação asfáltica é uma estrutura formada de múltiplas camadas de materiais, projetada de acordo com as necessidades do solo, construída sobre uma superfície final de terraplanagem compactada, conhecida como subleito.

A finalidade da pavimentação, é aliviar as tensões das cargas provenientes do tráfego, dividindo-as de forma proporcional por todas as camadas. Essas pressões devem atingir minimamente o subleito, proporcionando uma melhoria no fluxo de automóveis. 

As camadas que compõem a pavimentação asfáltica são:

Revestimento de Base – Alivia a pressão das camadas inferiores impermeabilizando o asfalto;

Base – Responsável por resistir aos esforços originários dos veículos, distribuindo a pressão de forma proporcional para todas as outras camadas;

Sub-base – Complemento da base, utilizado quando não é aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização. Portanto é responsabilidade do engenheiro definir a melhor técnica;

Reforço de subleito – Reforço de subleito, desempenha o papel de trazer uma espessura constante para pavimentação asfáltica, utilizado para evitar espessuras elevadas da camada de sub-base;

Subleito – É o terreno de fundação preparado para receber a pavimentação.

Os Principais tipos de pavimento

É necessário a realização de estudos de solo, considerando as características, como, propriedades geotécnicas da região, intensificadores de tráfego e a interface com o sistema de drenagem, para poder determinar o melhor tipo de pavimento para cada construção.

Os principais tipos de pavimento são:

Pavimentação Flexível

Também conhecido como pavimento asfáltico, é composto de ligantes asfálticos e agregados. As camadas sofrem uma deformação elástica sob o carregamento aplicado, distribuindo a carga em parcelas equivalentes entre as camadas.

Pavimentação Semirrígida

A sua base cimentada e revestimento flexível, apresentam um nível intermediário de deformação.

Menor custo em relação ao pavimento rígido, tanto na instalação quanto na manutenção.

Esse tipo de pavimentação está presente em vias públicas onde trafegam veículos pesados.

Pavimentação Rígida

Conhecido como pavimento de concreto, por ser feito de concreto asfáltico. O pavimento rígido é composto por placas de concreto que podem durar 30 anos.

Além de possuir maior capacidade de suportar impactos que os outros tipos, além de requerer pouca manutenção quando bem aplicado.

O pavimento rígido é usado em pontos de paradas, por ter uma maior resistência a veículos pesados.

As novas formas de pavimentação

Projetos pensados com relação a reciclagem, permeabilidade e diminuição de poluição.

Os novos tipos de pavimento são:

Concreto asfáltico permeável - Aumenta a aderência, diminuindo os riscos de aquaplanagem, reduz a distância de frenagem e aumenta a visibilidade durante à noite;

Pavimento intertravado permeável - Ideal para terreno declive, deve ter extravasores conectados a uma rede de microdrenagem para filtrar chuvas intensas;

Ecopavimento para brita - Possui melhor flexibilidade em relação ao concreto e ao asfalto, portanto não ocorrem fissuras ou rupturas.

Pavimento fotocatalítico - Absorve gases poluentes dos automóveis, consequentemente contribui para o meio ambiente, diminuindo a poluição ambiental;

Concreto drenante - Reduz a absorção de radiação solar e facilita a chegada de água e ar para as raízes das árvores, fator que contribui para a redução de enchentes. Esse tipo de pavimento é recomendado para estacionamentos ou calçadas.

O que é a pavimentação asfáltica

A pavimentação asfáltica é um tipo de pavimento flexível, o seu material deve garantir, impermeabilidade, flexibilidade, estabilidade, durabilidade, resistência a derrapagem, resistência a fadiga e ao trincamento térmico, de acordo com o tráfego do local.

O revestimento asfáltico é a última camada do pavimento, sendo composto por

Ligantes: mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo, sendo seu principal componente o betume. Possui alto poder adesivo, impermeabilidade e baixa reatividade química

Agregados: material sem forma ou volume definido, conhecido como brita. 

Conservação e Manutenção do Pavimento Asfáltico

Para corrigir defeitos superficiais é indicado que haja o revestimento de ruas e estradas utilizando uma das seguintes técnicas:

Lama Asfáltica – funciona preenchendo as trincas e rejuveneciendo o pavimento;

Tratamento superficial – pode ser simples ou duplo, sela as trincas e restaura a aderência superficial;

Microrevestimento asfáltico – Sela as trincas e restaura a aderência superficial quando ocorre uma ação abrasiva do tráfego.

Você conhecia sobre a pavimentação asfáltica? Comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O terreno em declive é aquele que apresenta diferença de nível. Descubra como pode ser feita a construção neste tipo de terreno!
Ler Mais
A emulsão asfáltica é um composto de material betuminoso, água e aditivos dispersantes. Descubra qual a sua função e onde pode ser utilizada!
Ler Mais
1 2 3 8
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram