BLOG

Petróleo: como funciona a perfuração e quais os tipos existentes?

Petróleo: como funciona a perfuração e quais os tipos existentes?

A perfuração é o processo de extração do petróleo das jazidas. Muitas pessoas acreditam que os poços são perfurados da mesma maneira. Porém, existem diversos tipos de perfuração, com diferentes finalidades. Quer saber quais são eles? Continue nos acompanhando!

Perfuração: O início do processo

Inicialmente, antes da perfuração, alguns estudos precisam ser feitos por profissionais da geologia e geofísica, para localizar a possível jazida de petróleo. Os geólogos são os responsáveis por estudar a superfície detalhadamente, verificando as camadas de rochas.

Após a localização da jazida, deve-se partir para a etapa de perfuração, para se certificar de que existe ou não petróleo por ali. Desta forma, o procedimento pode ser feito de diversas maneiras, sendo por terra ou mar. 

Tipos de poços de perfuração

Entre os principais tipos de poços de perfuração, podemos destacar:

Poço pioneiro

Em geral, esse é o primeiro poço perfurado em busca de petróleo ou gás natural.

Poço de extensão ou delimitatório

Quando existe o desejo em ampliar ou demarcar os limites presentes na jazida, esse é o tipo de poço perfurado.

Poço pioneiro adjacente

Esse tipo de perfuração é feito para descobrir novas jazidas, em uma área adjacente, ou seja, que foi descoberta anteriormente.

Poço estratigráfico

Perfuração realizada para mapear os dados geológicos das camadas de rocha, para obter informações mais relevantes sobre o petróleo.

Além destes, também podemos citar o poço repetido, quando por algum motivo, é necessário perfurar novamente o local, e o poço partilhado, que é reaproveitado para outros objetivos.

Gostou do post de hoje? Deixe um comentário abaixo e compartilhe

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *