BLOG

Petróleo e sua importância na economia mundial

O petróleo é considerado como a fonte de energia mais importante da atualidade, pois é através dele que são realizadas diversas atividades. Composto pela junção entre as moléculas de carbono e hidrogênio, ele é utilizado, principalmente, em forma de combustível automotivo, tais como gasolina e diesel.

Encontrado em zonas de bacias sedimentares, em camadas abaixo da superfície, que se localizam em regiões oceânicas, o petróleo é extraído por meio de plataformas petrolíferas, que possuem a missão de perfurar o solo para encontrá-lo.

O que muitas pessoas não sabem é que, além de tudo isso, ele apresenta um papel importante na economia mundial, que inclusive gera disputas. Continue nos acompanhando para saber mais informações sobre este assunto.

Panorama geral econômico

Por apresentar uma importância vital no abastecimento de energia, o que garante o funcionamento da sociedade, o petróleo é considerado como um recurso natural extremamente estratégico.

Isto significa que, aqueles que o possuem, além de garantir uma fonte de renda, também conseguem representar certo domínio de poder, pois a maioria das nações deseja adquirir esse recurso para o interno abastecimento.

Historicamente falando, o aumento na demanda mundial pelo petróleo vem sendo resultado do próprio crescimento econômico das nações, onde a energia representa uma fonte indispensável para produção.

Além dos automóveis, outros meios de transporte como aviões, trens e navios passaram a demandar petróleo para gerar energia. Junto a isso, o próprio desenvolvimento das indústrias capitalistas fez com que aumentasse ainda mais a demanda pelo ‘ouro negro’, como é chamado, passando a ser mais difundido no mundo. 

À medida que a busca pelo petróleo foi crescendo no mundo, se firmavam também as posições dos grandes ofertantes dentro da geopolítica.

Geopolítica do petróleo

De modo geral, é possível dizer que, os principais atuantes na geopolítica do petróleo são os países que apresentam reservas amplas desse recurso, além daqueles que o consomem em grande quantidade.

Desta forma, os membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) formam parte dessa dinâmica, que inclui também outras nações, como os Estados Unidos e a China, sendo eles os maiores consumidores da atualidade.

A Arábia Saudita é líder mundial na produção de petróleo, o que influencia muito em sua postura geopolítica. Os Estados Unidos, mesmo estando em terceiro lugar em produção, aparece como o maior consumidor, o que explica as diversas ações feitas pelo país, a fim de ampliar seu mercado e abaixar os custos da importação do petróleo.

Outra análise importante e interessante, neste contexto, é o papel crescente que o BRICS desempenha (Grupo de economias emergentes, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). São quatro os países deste grupo que estão entre os 10 maiores consumidores de petróleo do mundo, sendo a Rússia e a China as que também fazem parte do grupo de maiores produtores.

O Brasil é o décimo terceiro maior produtor de petróleo do mundo, e a previsão é que, em 2020, o país suba a posição e alcance os sete maiores.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *