Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Prevenção de acidentes: como evitar problemas no canteiro de obras?

Tempo de leitura: 3 min.

A construção civil é um dos setores que precisam de muita atenção em suas atividades, considerando os riscos e imprevistos que podem ocorrer. Mas, existem algumas práticas que podem ajudar a evitar problemas no canteiro de obras. 

a imagem ilustra um homem sentada no chão com cara de dor, enquanto um homem está abaixado segurando a perna do outro homem, ambos usando EPIs
Canva | Fonte: sorn340

E esse é o assunto do post de hoje. Quer saber como prevenir acidentes e outras eventualidades? Continue nos acompanhando!

Principais riscos no canteiro de obras 

O canteiro de obras é um local mais propenso a acidentes, que podem comprometer a integridade e saúde do colaborador. 

Atividades em altura, como em andaimes, escadas, telhados ou estruturas elevadas, podem resultar em quedas graves quando não são tomadas as devidas precauções. 

Outro problema muito comum é o uso e manutenção incorretos das máquinas e equipamentos, que podem levar a acidentes graves, como prensagem, esmagamento ou cortes.

A presença de eletricidade no canteiro de obras, seja pela fiação elétrica exposta, equipamentos ou instalações elétricas inadequadas, pode resultar em choque elétrico.  Além desses, também podemos destacar entre os principais acidentes: 

  • Incêndios e explosões;
  • Quedas de objetos;
  • Falta de sinalização e comunicação;
  • Soterramentos e desabamentos, entre outros.

Como prevenir os acidentes no canteiro de obras?

A prevenção de acidentes no canteiro de obras é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos na construção.

O ambiente de uma obra é naturalmente propenso a riscos, devido à presença de maquinários pesados, ferramentas cortantes, materiais inflamáveis e uma variedade de atividades um pouco mais “pesadas”. 

Portanto, adotar medidas preventivas para evitar problemas e garantir um ambiente de trabalho seguro, é essencial. Entre as recomendações, então, podemos destacar: 

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

É importante fornecer aos colaboradores os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como capacetes, óculos de proteção, luvas, botas de segurança, coletes, entre outros itens. 

Manutenção preventiva de equipamentos

Implementar um programa de manutenção regular, para garantir que os equipamentos estejam em boas condições de funcionamento, é de extrema importância. Qualquer máquina ou ferramenta danificada deve ser substituída imediatamente.

Sinalização adequada

Outra forma de evitar acidentes é usando uma sinalização para indicar áreas de risco, rotas de fuga, locais de armazenamento de materiais e instruções de segurança, deixando bem visível e atualizando as informações conforme as mudanças. 

Siga as normas regulamentadoras

Existem várias diretrizes e normas técnicas que não devem ser ignoradas pelo setor, como por exemplo, a NR 06 (Equipamentos de Proteção Individual), NR 12 (Máquinas e equipamentos) e a NR 35 (Trabalho em altura).

Comunicação efetiva

Também devem ser estabelecidos canais de comunicação eficazes, para relatar prontamente qualquer preocupação ou falta de segurança. A comunicação aberta entre os membros da equipe sobre essas questões, deve ser mantida com frequência.

Ao adotar essas medidas para a prevenção de acidentes, o canteiro de obras se torna automaticamente um local mais seguro, promovendo a integridade física dos trabalhadores e reduzindo os custos associados a acidentes e interrupções na construção. 

Vale lembrar que a segurança não é apenas uma obrigação legal, mas também um investimento na qualidade do trabalho e no bem-estar de toda a equipe envolvida.

Agora conte-nos o que acha das medidas de prevenção e se possui alguma outra dúvida sobre o tema. 

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de solo: veja a importância na prevenção de deslizamentos e como medidas preventivas podem proteger vidas.
Ler Mais
Inteligência Artificial na construção civil: como é possível aprimorar o planejamento, execução e gestão de projetos no setor.
Ler Mais
1 2 3 110

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:30 | 23/07/2024