BLOG

Principais métodos de nivelamento de um terreno

Quando pensamos em construção civil, pensamos nas etapas necessárias para que uma obra seja finalizada de maneira correta. E para que isso aconteça, existe o chamado nivelamento de terreno, um dos processos mais importantes e fundamentais, independente se a obra será residencial ou comercial.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre quais são os principais métodos de nivelamento de um terreno. Continue nos acompanhando.

Nivelamento: garantia de qualidade e segurança

Conforme dito anteriormente, existem diferentes meios de fazer o nivelamento de terreno. Entre eles, quatro métodos se destacam e podem ser bem explorados para a prática correta do procedimento.

Método geométrico

O método geométrico é conhecido também como método direto. Ele consiste em medir diretamente as diferenças de nível. São retiradas as medidas de nível entre todos os pontos do terreno, além de utilizar topografia para definir as linhas visadas horizontais. Esse é o procedimento mais preciso e adequado de nivelamento.

Método Trigonométrico

Esse é um método realizado de forma indireta e através de instrumentos teodolitos e estação total, equipamentos que auxiliam nos dados altimétricos e planialtimétricos. Assim, o nivelamento de terreno é realizado usando a medição da diferença de níveis entre pontos do terreno, sendo o ponto de partida a determinação do ângulo vertical da direção que os une, e a distância entre eles. É mais fácil de ser realizado do que o geométrico, e permite maior flexibilidade.

Método Barométrico

O método barométrico é baseado em análise da pressão atmosférica e altitude, sendo os pontos mais altos os submetidos a uma pressão menor, e os mais baixos, a uma pressão maior sobre si. Mas, para o nivelamento através deste método, é preciso ter conhecimento sobre as condições do terreno, e após o levantamento de todas as informações, é possível medir a pressão sobre cada ponto, utilizando o barômetro e altímetros, chegando a um resultado por meio de cálculos.

Método taqueométrico

O método taqueométrico é realizado por meio do fio médio do retículo da luneta taqueométrica, onde são retiradas as diferenças de níveis e distâncias. Assim, são obtidas taqueometricamente as distâncias e a altura do sinal visado por conta do retículo da luneta do equipamento.

Seja qual for o método escolhido para o nivelamento de um terreno, é muito importante contratar uma empresa especializada para efetuar esse tipo de trabalho de modo que sejam evitados maiores problemas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *