BLOG

Problemas de logística: como superá-los?

O Brasil é um dos países que mais apresentam recursos e grandes possibilidades de crescimento econômico. Porém, as empresas ainda enfrentam grandes desafios logísticos, como, por exemplo, o alto risco de roubo de cargas ou a alta carga tributária e a distribuição de mercadorias.

Neste artigo, listamos os principais problemas de logística no país, e o que a sua empresa pode fazer para superá-los e melhorar essa condição.

Como combater determinados problemas de logística

Roubo de cargas

Atualmente, o roubo de cargas e insegurança nas estradas é um dos maiores problemas de logística do Brasil. A cada ano, os ataques com armadilhas aumentam, o que gera prejuízos consideráveis para o patrimônio das empresas, colocando em risco também a vida dos motoristas.

Como forma de combater esse problema, as empresas precisam investir em estratégias preventivas, treinamento e capacitação dos motoristas para que eles possam evitar os horários e trajetos mais propensos a assaltos. Algumas empresas investem até em escolta armada para proteger suas mercadorias.

 

Más condições das estradas

O baixo investimento na melhoria da malha rodoviária é uma discussão antiga, principalmente quando pensamos nos problemas de logística como um todo. Em primeiro lugar, as deficiências mais marcantes estão na infraestrutura precária, buracos, falha na pavimentação, sinalização ruim, pouca iluminação, entre outros.

A solução mais indicada para que as empresas possam vencer o desafio das más condições, é adotar um planejamento estratégico em logística, com o emprego de ações relacionadas com inteligência rodoviária, além de investir no emprego adequado da tecnologia.

 

Uso ineficaz de tecnologia

O uso ineficaz da tecnologia, bem como a existência de muitos veículos velhos ainda em circulação, contribui para que os custos logísticos aumentem e prejudiquem o desenvolvimento das empresas.

Uma realidade inegável é a automação dos processos logísticos. A cada ano, surgem softwares e aplicativos desenvolvidos especialmente para facilitar as ações relacionadas ao planejamento de rotas ou rastreamento de mercadorias.

 

Má qualidade da frota em circulação

A frota de veículos responsáveis pelo transporte de cargas no Brasil representa um dos maiores problemas de logística. O risco de acidentes com veículos sem manutenção aumentou muito, sem contar os atrasos e a exposição da carga a assaltos. As empresas podem encontrar uma solução ao garantir a manutenção de caminhões, na terceirização, para evitar prejuízos relacionados com a má qualidade dos veículos.

 

Buscando melhores fornecedores

Mesmo diante de certas dificuldades, as empresas encontram, na contramão dos serviços de logística, uma solução eficaz para aumentar a sua produtividade e investir na redução de custos. Mas, para isso, é necessário buscar fornecedores de qualidade, possam garantir a excelência no cumprimento de prazos e na contratação de motoristas capacitados.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *