Logo da Etesco Construções
Menu

Quais as Etapas da Dragagem?

Atualizado em 26/10/2021
Tempo de leitura: 4 min.

A dragagem envolve diferentes etapas, começando pela batimetria, passando pela definição do projeto, a execução dele e a sua finalização. Consiste em um processo complexo, por isso, precisa ser muito bem planejado para minimizar os riscos envolvidos. 

A dragagem é um processo realizado por meio de equipamentos chamados dragas para fazer intervenções no fundo de rios, lagos, canais, barragens e no mar. O objetivo é aumentar a profundidade deles e, por isso, essas operações têm um certo grau de complexidade, exigindo um bom planejamento. 

É preciso considerar quais são os sedimentos que serão retirados e também a profundidade do campo hídrico. A análise desses aspectos contribui para definir como serão realizadas as diferentes etapas do processo de dragagem. Você conhece essas diferentes etapas? Continue lendo para descobrir quais são elas.

Etapas do Processo de Dragagem 

O processo de dragagem é realizado em quatro etapas. Veja a seguir o que acontece em cada uma delas.

Batimetria

A etapa de batimetria é a primeira a ser realizada no processo de dragagem. Ela é indispensável porque permite conhecer detalhes sobre a área, para que se possa planejar e definir quais serão as melhores técnicas e procedimentos para dar continuidade ao projeto. 

Com o auxílio de eco sondas, é possível saber qual é a profundidade do rio, canal ou lago, por exemplo. Utilizando a tecnologia de ecolocalização, conseguimos mapear todo o local, identificando as variações de profundidade.

Definição do projeto

Na etapa Inicial fazemos a coleta de diversas informações e, com base nelas, será elaborado um projeto para realização da dragagem. Esse projeto contém detalhes importantes, como a profundidade identificada, a área em que o trabalho deve ser realizado e também o tipo de sedimento que será dragado.

Durante a dragagem, o sedimento dragado é encaminhado para algum local, e nessa etapa de definição será definido esse local seguro para fazer o tratamento do material dragado, bem como o descarte dos sedimentos. Tudo deve ser previamente planejado.

Execução do projeto

As duas primeiras etapas do processo de dragagem envolvem o trabalho de profissionais de diferentes áreas. É preciso unir conhecimentos e experiências de geotécnicos, oceanógrafos, engenheiros das áreas civil, química e ambiental.

O trabalho em conjunto desses especialistas ajuda a minimizar os riscos envolvidos com essa operação, garantindo toda a segurança durante a execução dos trabalhos. Para que esse projeto seja executado, a sucção é feita utilizando vários equipamentos, que realizam outras ações também. A escolha do ideal vai depender das condições do local. Alguns equipamentos que podem ser utilizados durante o processo de dragagem são os seguintes. 

Dragas de sucção em arrasto

Esse tipo de draga realiza as tarefas de dragagem, transporte e descarga. É um maquinário equipado com lâminas que desagregam o material sedimentado, permitindo que seja aspirado para o interior do tubo de sucção. 

Draga de sucção e corte ou draga de sucção e recalque

Esse equipamento tem a função de fazer escavações e sucções. Durante o trabalho desse maquinário, o solo é desalojado para que seja possível fazer o transporte pelos tubos de sucção.

Backhoe

Não é apenas um equipamento, mas todo um conjunto deles. O backhoe é composto por uma balsa com spuds e conta com uma escavadeira conectada a uma plataforma giratória.

Grab Dredge

O Grab Dredge é um tipo de guindaste que conta com duas caçambas. Elas podem ser acopladas a uma balsa ou acionadas por um sistema hidráulico. 

Como dito, os tipos de dragas são escolhidos conforme a necessidade. As dragas hidráulicas, por exemplo, fazem a remoção de areia.

Finalização

Na finalização do projeto mais uma vez é utilizada a técnica de batimetria, feita na primeira etapa. Nesse caso, ela é usada para coletar dados, a fim de fazer um comparativo entre as informações da primeira etapa e a de agora, do final do projeto.

Por que a Dragagem precisa ser feita? 

A dragagem pode ser feita em diferentes situações, por isso, não existe só um tipo de dragagem. São vários, e cada um deles com um objetivo específico.

A dragagem ambiental, por exemplo, é realizada para fazer a limpeza de áreas contaminadas. São utilizados equipamentos especiais para evitar a suspensão do material sedimentado no fundo do campo hídrico.

Também pode ser feita a dragagem de manutenção, que tem o intuito de combater o assoreamento, efeito que reduz a profundidade da lâmina d'água. Há a dragagem de implantação ou de aprofundamento, que tem o intuito dê a aumentar as profundidades das lâminas d'água.

Ela garante o desenvolvimento portuário, possibilitando a navegação de navios com calados maiores. E ainda, existe a dragagem de mineração, realizada para fazer a extração de minerais com valor econômico.

Como você pôde ver, a dragagem é, ao mesmo tempo, uma técnica adotada para a preservação dos campos hídricos e contribui com a economia, favorecendo o transporte pelo meio aquático e possibilitando a extração de matérias-primas. 

Mas tudo isso precisa ser feito por empresas bem estruturadas e experientes, que contem com uma excelente equipe de especialistas para que todos os detalhes sejam observados, e o processo de dragagem realizado de uma forma segura e adequada, a fim de não trazer riscos nem prejuízos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 26 / 11 / 21
Você conhece as diferentes tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de equipamentos de dragagem? Conheça quais são elas e suas características.
Ler Mais
 | 17 / 09 / 21
Você sabia que existem diferentes formas de fazer a despoluição de rios? Conheça as principais técnicas disponíveis atualmente e como funcionam.
Ler Mais
1 2 3 5

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram