Logo da Etesco Construções
Menu

Quais são as Vantagens dos Pré-Moldados?

Atualizado em 03/12/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O uso de pré-moldados traz diversas vantagens para projetos dos mais diferentes tipos. Essas estruturas contribuem para promover a redução de custos da obra, trazem mais resistência estrutural, otimizam o tempo de execução, entre outros benefícios que tornam o projeto mais viável.

A imagem mostra a ilustração de um pré-moldado sendo içado.

Alguns dos principais objetivos em obras são a redução de custos, o menor tempo de execução e a qualidade final do projeto. Tudo isso pode ser alcançado com a utilização dos pré-moldados, que são fabricados em lugares externos à obra. Eles só precisam ser posicionados no canteiro de acordo com o projeto. 

Com os pré-moldados, é possível otimizar o trabalho, além de oferecer uma excelente resistência para a construção. Como você pode ver, existem diversas vantagens em utilizá-los, e nós preparamos este artigo para falar sobre essas vantagens, a fim de que você entenda por que é interessante utilizar esse tipo de estrutura em seus projetos. Continue lendo!

Previsibilidade de Custos

É bastante comum que o orçamento inicial de um projeto não seja suficiente para o término da construção. Diversas variáveis podem contribuir para essas alterações, e isso acontece, em especial, quando são utilizadas estruturas tradicionais para a construção.

Utilizando os pré-moldados isso é diferente porque reduzimos a ocorrência de imprevistos. É possível saber de antemão a quantidade exata de peças que serão utilizadas e o custo de cada uma delas; além disso, evitamos desperdícios no canteiro.

Redução do Valor Final da Obra

Ter um controle do orçamento é um dos fatores que faz com que os pré-moldados contribuam para reduzir o custo final de um projeto. Mas isso também acontece em decorrência de reduzirmos os desperdícios e as perdas no canteiro de obras.

Não podemos esquecer, ainda, que essas estruturas já chegam prontas no canteiro, bastando posicioná-las conforme o projeto indica. Em função disso, a quantidade de mão de obra necessária para a construção é menor, o que ajuda a minimizar os custos também.

Organização do Canteiro 

Mais uma das grandes vantagens que os pré-moldados oferecem é a organização do canteiro de obras. A característica desse tipo de estrutura é o fato de ela ser fabricada em locais fora do canteiro, assim não é necessário trabalhar com os materiais tradicionais ou, pelo menos, minimizamos o uso deles.

Com isso, abrimos mais espaço, já que não é preciso fazer o concreto no local. Além de organizado, ele é mantido mais limpo, o que contribui para o gerenciamento da obra de um modo geral e aumenta a produtividade e a segurança

Mais Produtividade 

Sempre existe um prazo que precisa ser cumprido para fazer a entrega do projeto e, quando se trata das construções tradicionais, os imprevistos geram atrasos. Utilizando os pré-moldados, como dito, evitamos os imprevistos e, ao mesmo tempo, conseguimos aumentar a produtividade no canteiro.

Esse tipo de estrutura pode ser fabricada enquanto outras atividades estão acontecendo. Assim, mesmo durante a terraplanagem, estruturas básicas, como pilares, lajes e vigas, podem ser moldadas. Quando chegam ao canteiro, estão prontas para uso, bastando posicionar, um processo que é muito mais rápido do que o tradicional.

Alta Qualidade e Resistência 

Os pré-moldados são um produto fabril, por isso, todas as etapas de produção passam por inspeções e o processo de fabricação precisa seguir normas estabelecidas pela ABNT para assegurar a qualidade dessas estruturas.

Portanto, a qualidade da obra em si se torna maior, com uma estrutura muito mais confiável em comparação com aquelas construídas do modo tradicional. Sua resistência também é maior em função desses aspectos, melhorando o resultado final e garantindo a satisfação do cliente, além da longevidade da obra.

Sustentabilidade

Além de todas essas vantagens, os pré-moldados contribuem para que os processos da construção civil sejam mais sustentáveis. Evitamos resíduos e desperdícios de material no canteiro, prevenindo impactos ao meio ambiente e trazendo um diferencial para a obra

Por tudo isso, é interessante considerar o uso de pré-moldados em diferentes tipos de construção. Afinal, existem diversas vantagens no uso deles, contribuindo com a execução dos trabalhos e a maior satisfação do cliente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça um pouco mais sobre Songdo, a cidade inteligente localizada na Coreia do Sul e considerada como um dos maiores empreendimentos do mundo.
Ler Mais
Os EPCs são equipamentos que contribuem para garantir a segurança dos profissionais em um ambiente de trabalho. Saiba mais sobre eles e a importância do seu uso.
Ler Mais
1 2 3 46

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram