BLOG

Quais são os diferentes tipos de sondagem do solo?

A sondagem do solo é o processo de estudo, reconhecimento e exploração do solo antes de iniciar uma obra. E você sabia que existem diferentes tipos de sondagem? Continue nos acompanhando para saber mais sobre este assunto!

A imagem mostra uma broca vermelha próxima a um buraco na terra.

O que é uma sonda de perfuração? Sabia mais clicando aqui!

Tipos de sondagem de solo

Antes de dar início a uma construção, é necessário fazer uma investigação geotécnica, um procedimento normativo e fundamental para qualquer edificação, uma vez que os resultados podem interferir na viabilidade do projeto.

Para auxiliar nesse processo, existem alguns tipos de sondagem de solo, cada um sendo direcionado para um determinado terreno. Enquanto alguns são mais comuns, outros são menos utilizados.

Mas, é necessário conhecer todos eles para entender como podem agregar ao projeto de obra. A seguir, vamos destacar os principais.

Sondagem a trado

Os trados podem ser mecanizados ou manuais. Entre os trados mais utilizados, estão a cavadeira ou concha e o helicoidal, além dos que possuem menor utilidade, como os trados torcidos e espiral.

Em geral, o trado cavadeira apresenta até 15 cm de diâmetro, sendo utilizado para os estudos de terraplanagem e pavimentação. Ou ainda em barragens e estudo de subleito rodoviário, para avanço de perfuração.

Por sua vez, o trado helicoidal, torcido ou espiral, pode ser usado no interior de revestimentos de sondagens e percussão, em solos argilosos e até mesmo abaixo do nível d´água.

Além destes, também existe o trado mecânico, sendo um processo de fundação profunda mais barato com relação à custo benefício, perfuração e quantidade de concreto.

É bastante utilizado em canteiros de obra, uma vez que é um processo mais limpo, pois não produz lama, sendo fácil de transportar e mobilizar.

Por fim, podemos destacar o trado manual, que é mais simples e econômico, para investigações de solo. Esse tipo de sondagem a trado penetra nas camadas de solo acima do nível d´água.

Sondagem SPT

A sondagem SPT, ou teste de penetração padrão, é um processo bastante utilizado para conhecer o tipo de solo, recolhendo informações importantes para que seja escolhido o melhor tipo de fundação.

Através dessa sondagem, é possível saber mais sobre o tipo de solo atravessado pelo amostrador padrão, assim como a resistência oferecida pelo solo sobre a cravação do amostrador e a posição do nível d´ água.

Sondagem rotativa

A sondagem rotativa é responsável pelo reconhecimento e investigação das rochas e do solo, permitindo assim a retirada de amostras da rocha atravessada, que pode atingir grandes profundidades.

Os resultados de sondagens podem ser apresentados em relatórios, como a planta do local e a indicação de pontos perfurados, perfis geológicos e geotécnicos, entre outros.

Sondagem mista

A sondagem mista é a utilização da sondagem rotativa com a sondagem SPT. Desta forma, então, é possível medir o índice de penetração SPT nos trechos em solo, além dos materiais impenetráveis à percussão.

Para finalizar, não podemos deixar de citar a importância de uma investigação técnica de qualidade, ou seja, bem realizada. Pois assim, é possível escolher a melhor fundação para sua construção, e garantir a segurança da obra, economizando ao máximo os recursos.

Sondagem geofísica

A sondagem geofísica é diferente dos outros tipos de sondagens apresentados até aqui. Essa sondagem não retira amostras do solo ou testemunhos de rocha.

Sua medição é indireta e feita por meio de levantamentos e métodos elétricos, potenciais, eletromagnéticos, geotérmicos, entre outros.

A importância da sondagem do solo

Através de todo esse processo, é possível conhecer melhor as principais características do terreno, sua resistência, localização do lençol freático (se houver) e espessura de camadas.

Com essas informações, pode-se definir o melhor tipo de fundação para uma edificação. Caso o responsável pelo projeto não tenha dados como estes, as chances de a fundação não ser dimensionada de forma correta, atrapalhando o resultado, serão muito grandes.

Entenda o conceito de gestão estratégia e passe a aplica-lo! Clique aqui e saiba mais!

Agora, conte-nos abaixo qual a sua opinião sobre os tipos de sondagem e se você já trabalhou com algum deles.

Nos vemos no próximo post! Até lá!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *