Menu
Logo da Etesco Construções

Qual a função dos Aditivos para Concreto? Entenda!

Atualizado em 24/05/2022
Tempo de leitura: 2 min.

O concreto é composto por água, cimento e agregados, que muitas vezes precisam de um toque a mais para melhorar sua resistência e maleabilidade. Estamos falando dos aditivos para concreto.

Fonte: twenty20photos | Envato Elements

Se você ainda não conhece, ou já trabalhou com esse material, mas ainda tem dúvidas sobre sua função, continue acompanhando o post de hoje!

Tipos de Aditivos para Concreto

São vários os tipos de aditivos para concreto existentes no mercado, cada um com a sua própria função, que varia de acordo com o resultado que você deseja para o seu projeto. Entre os principais tipos de aditivos, podemos destacar:

Aditivos redutores

Também conhecidos como poli funcionais, os aditivos redutores estão entre os mais utilizados, devido a sua capacidade de redução da água que faz parte da composição do concreto, melhorando sua resistência.

Aditivos aceleradores

Esses são aditivos para concreto que ajudam a acelerar o tempo de pega, facilitando as reações iniciais, como hidratação e amadurecimento. Também é responsável por diminuir o tempo de dissolução da cal. Pode ser utilizado em pavimentações, pré-moldados, entre outros projetos.  

Incorporadores de ar

Aditivos responsáveis pela redução da tensão superficial da água por meio de microbolhas, que vão aumentando com a resistência do concreto. Esse processo torna o material mais uniforme e ameniza o atrito entre os sólidos, contribuindo também com acabamentos de qualidade.

Super plastificantes

Mais potentes do que os aditivos redutores e com dosagens menores, promovem a repulsão eletrostática por conta da carga negativa da extremidade. Afasta as partículas de cimento entre 30 minutos e uma hora e meia. Bastante viável para quem busca reduzir os custos de uma obra

A importância do uso de Aditivos para Concreto

Segundo especialistas do setor da construção civil, uma obra não correrá riscos se não houver a aplicação de aditivos de concreto. 

Mas, podemos dizer que o uso de aditivos para concreto são realmente importantes, pois sem eles não é possível ter um concreto resistente e mais econômico em termos de custo-benefício. 

Assim sendo, é indispensável o seu uso, principalmente quando se trata de concretos projetados.

Vale lembrar que o uso de aditivos em obras de médio e grande porte vem ganhando espaço devido à sua qualidade e rapidez. 

E claro, cabe aos responsáveis pelo projeto saber qual o tipo de aditivo que deverá ser utilizado e qual a proporção exata, para evitar que ocorram patologias como rachaduras ou solidificações.

Agora, conte-nos: Você já tinha ouvido falar em aditivos para concreto? Conhecia todos os tipos? 

Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Alguns materiais vêm sendo cada vez mais utilizados na construção civil, como os pré-moldados e pré-fabricados. Descubra quais são as diferenças entre ambos!
Ler Mais
As Built significa ‘Como construir’ e contém representações técnicas com mudanças que foram propostas durante a construção ou reforma. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
1 2 3 60

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.