Menu
Logo da Etesco Construções

Qual a função e a importância da NR 10?

Atualizado em 21/06/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Atividades que envolvem eletricidade costumam ser perigosas, principalmente se não houverem os devidos cuidados. Por isso, é importante que as construtoras tenham conhecimento dos procedimentos de segurança. Para isso, foi desenvolvida a NR 10.

Fonte: LightFieldStudios | Envato Elements

Mas, qual a função da NR 10 e por que é tão importante? Continue nos acompanhando para sabre mais detalhes!

Afinal, o que é a NR 10?

A NR 10 é uma Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visa garantir a segurança e preservar a saúde dos colaboradores que estão envolvidos com a instalação elétrica ou eletricidade como um todo.

A norma foi criada em 1978, por conta do grande risco de acidentes e danos aos patrimônios, e estabeleceu condições e requisitos mínimos para todos os profissionais que atuam de alguma forma com a parte elétrica.

Desta forma, sempre que alguma atividade envolver a instalação de sistema elétrico no canteiro de obras, os requisitos da norma deverão ser cumpridos.

A NR 10 já é conhecida entre os profissionais, porém muitos ainda não sabem qual a importância de segui-la. 

O fato é que, se todos seguirem os pontos que foram determinados, será possível reduzir de maneira considerável os riscos de graves acidentes.

NR 10: quais os pontos que as construtoras devem considerar?

De modo geral, a NR 10 envolve todos os cuidados a serem tomados durante a elaboração um projeto de obras, onde haverá instalação elétrica, operação, manutenção e montagem.

Além de evitar explosões e incêndios, a norma também aborda algumas questões fundamentais, como:

10.9.2

Todo material ou dispositivo e equipamentos que são destinados às instalações elétricas, em ambientes que possuem atmosfera parcialmente explosiva, precisam ser avaliados de acordo com suas conformidades e junto ao Sistema Brasileiro de Certificação.

Esse ponto também indica que toda medida de controle deve estar de acordo com as outras iniciativas de SST, considerado também algumas medidas de preservação do meio ambiente.

10.9.3

Todo os equipamentos responsáveis por gerar eletricidade estática, precisam dispor de proteções especificas.

10.9.4

Em instalações elétricas sujeitas ao risco de incêndio ou explosões, devem haver dispositivos de proteção, como um alarme por exemplo, para ajudar a prevenir falhas, aquecimentos, entre outros.

E por que a NR 10 é importante?

Conforme dissemos, acidentes que envolvem a eletricidade podem provocar lesões gravíssimas, levando o trabalhador até mesmo a perder a vida devido ao impacto. 

Assim sendo, então, podemos dizer que a NR 10 é importante para evitar que os colaboradores sofram qualquer tipo de acidente relacionado à eletricidade.

Não se deve descartar nenhuma das medidas de proteção estabelecidas pela norma, para não causar danos a quem está efetuando o serviço e proteger as pessoas que estiverem ao redor.

Vale ressaltar que, para a aplicação da NR 10 é necessário que a construtora forneça o treinamento adequado para seus colaboradores, conscientizando-os e organizando o prontuário de instalações elétricas para que o trabalho siga corretamente.

Você já conhecia a NR 10? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo de hoje!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 06 / 22
Metaverso é uma das principais tendências tecnológicas dos próximos anos que promete transformar a construção civil. Saiba o que esperar dessa relação!
Ler Mais
 | 17 / 06 / 22
EPIs são equipamentos de proteção individual caracterizados como dispositivos de segurança, visando manter a integridade física do trabalhador. Entenda sua importância!
Ler Mais
1 2 3 19

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.