Menu
Logo da Etesco Construções

Qual a função e a importância dos aditivos para concreto?

Atualizado em 09/02/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Na construção civil, diversos materiais são utilizados e um deles é o concreto. Para promover a maleabilidade e resistência do mesmo, evitando problemas no projeto, são adicionados aditivos para concreto. 

Canva | Fonte: Life of Pex

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a função dos aditivos e sua importância. Acompanhe mais detalhes!

Afinal, o que são aditivos para concreto?

Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados, proporcionando características especiais ao concreto e alterando suas propriedades físicas ou químicas.

Além de ampliar as qualidades do concreto, os aditivos também podem ser utilizados para retardar ou acelerar o tempo de pega do material e aumentar sua capacidade de resistência. 

Mesmo que o uso de aditivos seja aprovado pela norma ABNT NBR 11768, existe uma dosagem indicada e para que a quantidade seja definida corretamente, é necessário fazer um teste antes de utilizá-los.  

Quais os tipos de aditivos para concreto existentes?

Existem diferentes tipos de aditivos para concreto, cada um com sua função específica. Entre os mais comuns, estão:

Aditivos aceleradores de pega

São utilizados para acelerar o tempo de endurecimento do concreto, permitindo que ele ganhe resistência de maneira mais rápida, quando é necessário um desempenho estrutural eficiente.

Aditivos plastificantes ou redutores de água

Adicionados para melhorar a funcionalidade do concreto, porém não aumentam a quantidade de água na mistura. Isso resulta em um concreto mais coeso e fácil de manusear, além de gerar mais resistência e durabilidade.

Aditivos retardadores de pega

Ao contrário dos aceleradores, esses aditivos retardam o tempo de endurecimento do concreto, sendo fundamentais quando o material precisa permanecer fluído por mais tempo, ou quando há necessidade de controlar a temperatura de hidratação.

Incorporadores de ar

Aumentam a resistência do concreto e sua durabilidade em climas frios ou em estruturas sujeitas a ciclos de congelamento e descongelamento. Também permite incorporar uma quantidade controlada de bolhas de ar distribuídas de maneira uniforme.

A importância do uso dos aditivos para concreto

Como vimos, alguns aditivos são usados para retardar ou acelerar o tempo de pega do concreto, permitindo uma flexibilidade maior no cronograma de construção, conforme as necessidades específicas do projeto.

Além de melhorar várias características do concreto, como resistência, durabilidade, impermeabilidade, coesão e plasticidade

Portanto, seu uso é indispensável para o setor da construção civil, uma vez que contribuem para a eficiência, durabilidade e sustentabilidade de uma estrutura e com a sua aplicação, a obra não correrá riscos.

Conte-nos se você já trabalhou com aditivos para concreto e o que acha do material. Deixe o seu comentário abaixo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sinalização de obras é uma medida fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades de uma construção. Veja mais!
Ler Mais
Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
1 2 3 102

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
13:40 | 01/03/2024