Menu
Logo da Etesco Construções

Qual a importância da ISO 14001? Entenda!

Atualizado em 08/04/2022
Tempo de leitura: 2 min.

ISO 14001 é uma certificação relacionada ao comprometimento das empresas de gestão industrial com práticas ambientais e seguras, por meio de ações e equipamentos que permitem uma postura ecologicamente correta.

No post de hoje, explicaremos a sua importância. Continue nos acompanhando para entender melhor!

Como funciona a ISO 14001?

Conforme dissemos, a ISO 14001 possui relação com o meio ambiente. Desta forma, então, podemos dizer que se trata de um conjunto de normas e princípios que devem ser seguidos pelas indústrias que, de alguma maneira, trabalham com o meio ambiente, extraindo materiais ou produzindo em larga escala.

Assim sendo, essas práticas sustentáveis possibilitam que as indústrias cumpram suas necessidades produtivas e garantam um impacto ambiental menor. 

A norma também possui uma série de objetivos, dentre os quais podemos destacar:

  • Foco na preservação da fauna e flora que estejam envolvidas na produção;
  • Controle de escala de produção de maneira sustentável (desde o projeto até a distribuição e descarte);
  • Proteção contra impactos ambientais;
  • Apoiar ONGs e instituições que estejam ligadas ao trabalho sustentável.

Em geral, uma empresa certificada com a ISO 14001 demonstra o seu comprometimento com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. 

No setor da construção civil, a aplicação dessa norma é voltada para as demandas de desenvolvimento sustentável que envolvem tanto as obras que estão em processo, quanto as finalizadas.

Isso significa que, em todas as fases do projeto, são realizadas ações para diminuir o uso dos recursos naturais, como água, luz e energia.

Vale ressaltar que, para que um sistema de sustentabilidade obtenha sucesso, deve haver comprometimento e dedicação de todas as partes envolvidas. 

Na prática, quais os benefícios da ISO 14001?

A redução de matérias-primas e energia são exemplos do que a ISO 14001 pode proporcionar em termos de benefícios. Claro, quando sua aplicação é realizada de maneira correta. 

Outra vantagem da norma é a criação de processos com mais eficiência, reduzindo de forma significativa a produção de lixo e reutilizando materiais de forma sustentável. 

Para as empresas, essa ação é benéfica, pois ajuda na diminuição de gastos com produtos que são desnecessários e até mesmo, o descarte de outros itens.

Quando a norma é aplicada corretamente, ela consegue gerar a economia de água e energia, um ponto bastante positivo para o setor econômico, garantindo assim um mundo sustentável.

Além de todos esses benefícios, a certificação também oferece uma vantagem competitiva para a organização, uma vez que ela se coloca em uma posição à frente dos concorrentes. 

Em resumo, garantir a sustentabilidade do planeta é um dever de todos e deve ser realizado sempre da melhor maneira possível, principalmente pelas empresas, pois isso incentiva cada vez mais as outras companhias a obterem o certificado e agirem de acordo com as normas da ISO 14001.

Você já conhecia essa norma e sabia dessa importância? Conte-nos nos comentários! Compartilhe em suas redes sócias e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 01 / 03 / 22
A logística reversa é o conjunto de ações que visam o reaproveitamento ou descarte correto de materiais já utilizados. CONFIRA MAIS DETALHES!
Ler Mais
A construção civil consome recursos naturais, gerando uma quantidade significativa de resíduos. E qual o papel da sustentabilidade nesse setor? Entenda!
Ler Mais
1 2 3 8

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.