Logo da Etesco Construções
Menu

Qual a importância da sustentabilidade na construção civil?

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O que é a sustentabilidade na construção civil?

A sustentabilidade na construção civil é uma prática que visa reduzir os impactos ambientais, uma vez que sempre existirá uma grande quantidade de resíduos e entulhos gerados em uma obra.

A imagem mostra uma ilustração com uma cidade verde, no fundo, preenchendo um formato de uma folha.

Quer saber mais informações sobre este assunto? Então, fique conosco e acompanhe o post de hoje!

As melhores práticas sustentáveis

Conforme dissemos, a sustentabilidade na construção civil tem o objetivo de garantir que os impactos ambientais possam ser reduzidos em diversas etapas da obra. Listamos algumas práticas sustentáveis que podem ser aplicadas às construções. Confira a seguir!

1 - Escolha de materiais

Os materiais usados na obra costumam ser bastante prejudiciais ao meio ambiente, e caso não sejam bem escolhidos, podem gerar impactos, que variam entre fabricação e descarte de resíduos.

Assim sendo, devem ser utilizados materiais sustentáveis, tais como:

  • Concreto reciclado;
  • Blocos de adobe;
  • Tijolo ecológico;
  • Materiais biodegradáveis.

2 - Descarte de resíduos

Existem várias soluções que podem ser adotadas para que os resíduos gerados na execução de uma obra tenham o destino correto. Por exemplo, em uma pequena construção, podem ser utilizadas caçambas, para armazenar todos os tipos de materiais sólidos que não serão usados.

Já em construções maiores, as empresas podem investir em programas de gestão ambiental, para a separação de resíduos, do início ao final das obras.

3 - Telhado verde

O telhado verde é mais uma alternativa sustentável. Ele consiste em uma aplicação de camada vegetal, sobre uma base impermeável. Deste modo, tal solução apresenta benefícios, entre eles o conforto térmico e acústico, desde sua construção.

Esse tipo de cuidado não é mais restrito em obras que apresentam um grande orçamento, já que a maioria das construções como edifícios, casas, centros comerciais e espaços públicos, vem utilizando elementos sustentáveis.

4 - Uso de novas tecnologias

O gerenciamento correto do canteiro de obras, bem como as etapas do projeto, podem ser otimizados através de softwares. Isso ajudará na contribuição da economia de energia e de recursos, e assim as atividades podem ser feitas de maneira mais eficiente e produtiva.

Nos tempos atuais, já existem diversos softwares para smartphones ou tablets, que podem auxiliar na elaboração de projetos e acompanhamento de obras.

Isso torna mais fácil e assertivo o cálculo da quantidade de materiais necessários, além do tempo de construção e controle de insumos. Além disso, quando a construtora possui um sistema inteligente de gestão, ela consegue reduzir o volume de papéis impressos.

Assim sendo, dados importantes, que antes eram registrados somente em papel e caneta, passam a ser obtidos digitalmente.

5 - Uso de pré-moldados

O uso de concreto pré-moldado vem sendo alternativa de sustentabilidade na construção civil. Esse é um tipo de material otimizado, que ajuda a diminuir os desperdícios, gerando assim menos entulho. Além de serem recicláveis e reutilizáveis.

As vantagens da sustentabilidade na construção civil

Levando em consideração o consumo consciente de matéria prima, o reaproveitamento e minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil oferece diversas vantagens.

Assim sendo, entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Redução de gastos (otimização de processos);
  • Mais conforto para os proprietários, que geralmente são garantidos por cuidados arquitetônicos;
  • Incentivos fiscais, cada vez mais comuns nas práticas sustentáveis do segmento;
  • Apelo visual maior, o que é gerado pelos mesmos fatores;
  • Melhores argumentos de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é valorizado atualmente.

Desta forma, então, podemos dizer que as tecnologias sustentáveis estão cada vez mais comuns, baratas e eficientes, e proporcionam uma grande influência positiva no meio ambiente.

Além disso, também atendem exigências comuns da sociedade, que estão relacionadas aos cuidados com pessoas e a natureza.

Atualmente, a sustentabilidade é algo essencial para as grandes corporações, e não apenas por questões financeiras ou ambientais, mas também pela própria imagem.

Isto ocorre porque as ações que buscam promover impactos positivos ao meio ambiente, vêm sendo mais valorizadas.

E por que ela é tão importante?

A importância da sustentabilidade na construção civil também pode estar relacionada com a economia corporativa, ou seja, será possível reduzir gastos, como por exemplo, a diminuição de recursos como água e luz.

Outro ponto que podemos citar, e que diz respeito à sustentabilidade na construção civil, é a questão da ambientação e climatização interna das empresas que adotam essa prática sustentável.

Paredes na cor verde, por exemplo, podem trazer uma absorção melhor do calor, que se intercalam com o concreto e estruturas metálicas, principalmente em regiões mais quentes.

Gostou das dicas? Conte-nos o que acha sobre a sustentabilidade na construção civil.
Compartilhe também em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 27 / 11 / 20
O que é a logística reversa? Logística reversa é uma área que visa o retorno de materiais já utilizados, para um processo produtivo, ou seja, de reaproveitamento ou descarte apropriado dos materiais, ajudando na preservação ambiental. ​No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre como funciona esse processo de logística reversa. Continue lendo! […]
Ler Mais
 | 06 / 11 / 20
EIA/RIMA é um instrumento que auxilia na tomada de decisão de um empreendimento em áreas onde as paisagens ainda estão conservadas. ENTENDA MLEHOR!
Ler Mais
1 2 3 6
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram