Logo da Etesco Construções
Menu

Qual a importância da terraplanagem e quanto tempo dura esse processo?

Atualizado em 15/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A terraplanagem é definida como o processo de aplanar um terreno, isto é, prepará-lo para receber uma infraestrutura, evitando desabamentos, rachaduras e garantindo o nivelamento de toda a obra.

A imagem mostra um terreno.

No post de hoje, você vai entender melhor a importância da terraplanagem e descobrir quanto tempo leva para esse processo ser finalizado. Acompanhe!

Terraplanagem: Detalhes

Muitas pessoas não conhecem o processo por trás de uma construção e acreditam que ela se resume apenas no projeto. Porém, antes de iniciar uma obra é necessário garantir que todos os passos serão realizados corretamente.

Para isso existe a terraplanagem, responsável por preparar o solo para receber diversas construções como prédios, barragens, estradas, canais de navegação, entre outros.

A partir disso, assegura-se que o solo está em boas condições para receber toda a infraestrutura que será implementada.

Por que a terraplanagem é importante?

Quando uma obra é realizada em um solo que não está nivelado e compactado, com certeza terá uma série de problemas estruturais futuros, que podem até mesmo provocar acidentes envolvendo não apenas o patrimônio, mas também muitas vidas.

Assim sendo, com a terraplanagem feita de maneira correta, a obra será construída com segurança, ou seja, não haverá movimentação no solo, pois cada etapa desse processo estará garantindo um ambiente adequado.

As etapas da terraplanagem

Basicamente, a terraplanagem é dividida em 4 etapas e cada uma delas possui cuidados específicos envolvendo profissionais e equipamentos capacitados, para que assim sejam obtidos bons resultados.

Caso essas etapas sejam feitas de maneira incorreta ou nem sejam realizadas, podem levar a um retrabalho e ajustes difíceis de serem resolvidos, algo que poderá gerar prejuízos e comprometer o prazo de entrega da obra. Confira as etapas a seguir!

Escavação

O processo de escavação é caracterizado pelo rebaixamento do terreno, levantamento topográfico da área e investigação geotécnica de todo o local.

Carregamento

O carregamento é a reutilização do material da escavação em locais com nivelamento abaixo da cota. Isto significa que a terra do próprio terreno é reaproveitada.

Transporte

O transporte consiste na retirada do material que foi escavado e não será usado na terraplanagem. Em alguns casos, será necessária a importação de terra de outro local para que os desníveis sejam preenchidos.

Espalhamento

Depois de cumprir todas as etapas anteriores, é o momento de espalhar a terra por todo o local onde a obra será desenvolvida, avaliando questões como a troca de solo, situação de drenagem e prevenção de erosão.

A duração do processo de terraplanagem

Podemos dizer que as obras de infraestrutura e construção civil seguem a mesma linha, ou seja, após a elaboração do projeto, a terraplanagem é realizada para garantir que o terreno esteja totalmente apto.

Em algumas obras, as etapas se mostram um pouco mais complexas, afinal, erguer um prédio exige mais do solo do que a criação de galerias ou tubulações. Já na terraplanagem de estradas, por exemplo, exige-se mais do material do que nas construções de prédios.

Desta forma, então, podemos dizer que o tempo para realizar a terraplanagem dependerá das características do solo, isto é, quanto mais complexo for o local, maior será o tempo para concluir o processo.

A limpeza da região também é um dos fatores que interferem no tempo para finalização, pois além do regime atmosférico e de precipitação, a chuva com alto volume pode comprometer o trabalho.

Ainda assim, é possível dizer que o processo todo leva em média 40 a 90 dias para ficar pronto. Mas, pode chegar até 180 dias, dependendo da área, conforme dissemos.

Agora conte-nos se você já teve alguma má experiência com a terraplanagem e quanto tempo levou para concluí-la. Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O pavimento asfáltico é produzido com o intuito de aliviar as tensões das cargas, proporcionando uma melhoria no fluxo de automóveis. Saiba mais!
Ler Mais
O terreno em declive é aquele que apresenta diferença de nível. Descubra como pode ser feita a construção neste tipo de terreno!
Ler Mais
1 2 3 8
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram