Logo da Etesco Construções
Menu

Qual a importância de melhorar a Mobilidade Urbana?

Atualizado em 05/11/2021
Tempo de leitura: 5 min.

Melhorar a mobilidade urbana é fundamental para que haja mais fluidez no trânsito, mantendo a segurança para todos, a agilidade nos deslocamentos e mais qualidade de vida, além da organização do espaço público e da preservação do meio ambiente.

Nas cidades mais populosas, podemos perceber que as pessoas encontram algumas dificuldades para se locomover de um lugar para o outro. Quanto mais falho e deficiente é o planejamento dos espaços urbanos, maior será essa dificuldade em decorrência dos problemas que surgem. Por isso, precisamos levar a mobilidade urbana muito a sério. 

Somente com o desenvolvimento e a implementação de projetos muito bem elaborados conseguiremos minimizar os desafios que a mobilidade urbana enfrenta agora. Isso também influencia a qualidade de vida dos cidadãos, além de trazer muito mais segurança para todos que transitam nas vias públicas. 

Como esse é um tema muito importante, vamos conversar sobre ele neste artigo. Continue lendo para entender melhor o conceito de mobilidade urbana, seus objetivos, desafios, a importância de ser melhorada e o que pode ser feito para alcançar esse objetivo.

O que é a Mobilidade Urbana?

Podemos definir o conceito de mobilidade urbana como o termo utilizado para falar sobre o os deslocamentos que acontecem dentro de uma cidade. Ou seja, consiste na capacidade que temos de nos mover dentro do espaço urbano. 

É importante ressaltar que, nesse caso, não nos referimos apenas aos automóveis, motocicletas e outros veículos ciclomotores. Também se trata dos metrôs, dos trens, das bicicletas e até mesmo dos pedestres que caminham pela cidade. 

A mobilidade urbana envolve todos esses agentes e os meios que eles utilizam para se locomover. Precisamos pensar nas estruturas que são utilizadas para isso, ou seja, as próprias ruas e avenidas, as calçadas, passarelas, trilhos, e assim por diante.

Qual é o objetivo de promover a Mobilidade Urbana?

Além de ser o deslocamento dentro de uma cidade, a mobilidade urbana é um fator fundamental no planejamento dela. Assim, podemos nos referir ao termo como uma das estratégias utilizadas para que os espaços urbanos sejam bem utilizados, seguros e atendam as necessidades de todos. 

O objetivo da mobilidade urbana, considerando essa definição, é oferecer para todos os cidadãos estruturas e condições adequadas para que façam os seus deslocamentos. Mas isso com agilidade, levando o menor tempo possível e por meios seguros e satisfatórios. 

Também tem como objetivo garantir que todos esses agentes envolvidos com os deslocamentos consigam coexistir no ambiente urbano. Assim, um não prejudica a mobilidade do outro e cada qual tem o seu lugar garantido, mantendo a fluidez do trânsito sem impedimentos para o deslocamento de quem quer que seja.

Quais são os desafios da Mobilidade Urbana?

Existem diversos desafios que são enfrentados no Brasil em relação à mobilidade urbana. Um desses desafios diz respeito à visão reducionista que ainda se tem em relação a ela. Existe uma grande preocupação com a segurança, tanto de pedestres quanto de ciclistas, motoristas e passageiros, mas há outros aspectos que também estão envolvidos com a mobilidade. 

Mantendo o foco apenas na segurança, são negligenciados investimentos importantes, como em transportes públicos coletivos. Se houvesse uma boa estruturação deles, as pessoas utilizariam esses meios de transporte minimizando a necessidade de usar o transporte individual; com isso, desafogaríamos as vias públicas. 

Além disso, nem todas as cidades têm um plano para nortear o seu crescimento. Então, quando acontece um aumento da população e também dos veículos que transitam pelas vias, elas não conseguem comportar essa demanda, ocorrem os congestionamentos e as dificuldades de locomoção. 

Assim, temos uma grande quantidade de veículos nas ruas atualmente, vias que não comportam essa grande demanda de veículos e um sucateamento do transporte público. Como consequência, ocorre o caos, a falta de espaço para todos e uma necessidade mais intensa de manutenções estruturais, devido a essa alta exigência e desgaste estrutural.

Por que a Mobilidade Urbana deve ser melhorada?

A mobilidade urbana precisa ser melhorada para que a cidade seja melhor estruturada e o trânsito flua de uma forma natural, sem complicações nem dificuldades. Isso levando em consideração todos os agentes que se locomovem nos espaços urbanos. 

A melhoria da mobilidade urbana traz essa organização e, ao mesmo tempo, garante muito mais segurança para quem está transitando. Com isso, trazemos mais agilidade para o dia a dia das pessoas, uma grande economia de tempo nos deslocamentos e, como consequência, asseguramos mais qualidade de vida nos centros urbanos. 

Outro motivo para investir na mobilidade urbana é com relação à sustentabilidade. Um plano de mobilidade urbana sustentável envolve o incentivo do uso de transportes públicos, das ciclovias e práticas como o rodízio de carros, caronas coletivas, entre outras ações que visam diminuir o impacto ambiental decorrente do excesso de veículos.

O que pode ser feito para melhorar a Mobilidade Urbana?

Apesar de muitas cidades ainda vivenciarem o caos no trânsito, a questão da mobilidade urbana não é tão recente. Em 2012 foi aprovada uma Lei Federal, a Política Nacional de Mobilidade Urbana, Lei Nº 12.587. 

Entre as diretrizes da Política Nacional, está a determinação de que todos os municípios com uma população maior do que 20 mil habitantes elaborem um plano de mobilidade urbana, que deve estar compatível com o plano diretor municipal. 

Porém, como você viu, ainda são muitos os desafios da Política Nacional de Mobilidade Urbana, até que todos os modos de transportes estejam adequados às necessidades de locomoção das pessoas e, ao mesmo tempo, sejam eficientes e funcionais.

O maior investimento nos sistemas de transportes coletivos é uma excelente solução para melhorar a mobilidade urbana. Afinal, como dito, as pessoas poderiam utilizar de forma satisfatória os transportes públicos e reduziríamos a quantidade de veículos nas ruas, minimizando também a emissão de gases poluentes.

A ampliação das ciclovias, assim como o sistema de aluguel de bicicletas, são outras possibilidades para melhorar a mobilidade urbana. Inclusive, é também mais uma alternativa sustentável que reduz a poluição atmosférica. 

Grandes cidades podem, ainda, investir em bairros autossuficientes, que são aqueles que conseguem atender as demandas da população para que não seja necessário se deslocar a outras regiões da cidade. Nesses bairros deve existir lazer, comércio, escolas, entre outros serviços fundamentais. 

Uma boa estruturação de um sistema hidroviário também poderia ser a solução para escoar cargas sem a necessidade de circularem veículos pesados em estradas e meios urbanos. Ou então, até mesmo o transporte de pessoas poderia ser feito utilizando os rios. 

Existem ainda outras ideias mais inovadoras que já foram implementadas em diversos lugares do mundo para promover a melhoria da mobilidade urbana, porém, de uma forma sustentável. É o caso da troca de garrafas PET por passagens de metrô, o uso de teleféricos e até mesmo trem com vagão para bicicletas, onde os passageiros podem estacionar as suas bikes. 

Como você pode ver, existem várias soluções para promover a melhoria da mobilidade urbana no brasil, exigindo apenas um planejamento adequado de acordo com a Política Nacional e também com as necessidades e as demandas de cada município, para que haja organização, segurança, fluidez e um menor impacto ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabe quais são as vantagens de utilizar pré-moldados no canteiro de obras? Entenda como esse tipo de estrutura contribui com o trabalho na construção civil.
Ler Mais
As obras de infraestrutura auxiliam o desenvolvimento do país. Confira quais os principais desafios de obras de infraestrutura!
Ler Mais
1 2 3 44

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram