Menu
Logo da Etesco Construções

Qual a importância do uso de EPIs? Entenda!

Tempo de leitura: 3 min.

A segurança dos trabalhadores durante as atividades no canteiro de obras é algo extremamente importante e que deve ser sempre priorizada. Para isso, as construtoras podem contar com os chamados EPIs.

Fonte: ozgurkeser | Canva

No post de hoje, vamos falar mais sobre os Equipamentos de Proteção Individual e sua importância. Acompanhe a seguir!

O que são e qual a função dos EPIs?

Conforme dissemos, os EPIs são equipamentos de proteção individual caracterizados como dispositivos de segurança, visando minimizar os riscos e evitar que a integridade física do colaborador seja afetada. 

Assim sendo, o uso dos EPIs é obrigatório, principalmente por eliminar os riscos de acidentes que podem ocorrer nas atividades do canteiro de obras. Além disso, é importante que sejam utilizados de maneira correta, justamente para evitar qualquer tipo de acidente.

Os EPIs servem para neutralizar as ações de algum equipamento sobre uma pessoa. Um exemplo que podemos destacar é o de uma ferramenta caindo de um local mais alto em cima de um dos colaboradores, que está usando um capacete. Esse material com certeza ficará danificado, mas o funcionário dificilmente sofrerá uma lesão.

Em geral, os equipamentos de proteção individual também ajudam a proteger o organismo de substâncias que podem desencadear doenças ocupacionais.

Os principais tipos de EPIs

Entre os principais tipos de equipamentos de proteção individual, podemos destacar:

Protetores para a cabeça

Um dos EPIs mais indicados são os capacetes, feitos de materiais sintéticos e que oferecem bastante segurança, pois são bem resistentes à impactos como pancadas, queda de objetos na cabeça, choques, entre outros.

Protetores auditivos

Os protetores auditivos são utilizados por colaboradores que trabalham expostos à constantes ruídos. O mais comum é o auricular, um tipo de plug ou tampão, ou ainda outros modelos, como abafadores e fones.

Protetores visuais

Para evitar que partículas venham a afetar os olhos, existem óculos resistentes que fazem parte dos EPIs. Geralmente, são fabricados em acrílico translúcido para proteger os globos oculares ou modelos mais escuros evitando raios UV.

Além desses, também são equipamentos de proteção individual as máscaras e respiradores com filtro, para evitar que possíveis substâncias sejam inaladas. A proteção contra quedas, principalmente em atividades realizadas acima de dois metros de altura, também é importante.

E por fim, a proteção das mãos, que são os membros mais utilizados nas tarefas. Os colaboradores recebem luvas, dedeiras e cremes protetores para evitar eventuais acidentes que lhes impeçam de usar as mãos.

Norma Regulamentadora - NR 6

A NR 6 é a norma que determina a todas as empresas do setor da construção civil o uso dos EPIs. Isto significa que, por obrigação, todo empregador deve usar os equipamentos e a empresa deverá fornecê-los, de preferência em perfeito estado de uso.

Vale ressaltar que, caso essas condições sejam desrespeitadas, a empresa estará sujeita a pagar multas, responder judicialmente em caso de acidentes e ter os materiais e equipamentos apreendidos. Por isso, é importante seguir as determinações da NR 6 e não infringir nenhuma regra.

Agora que você já sabe a importância dos EPIs, conte-nos se está utilizando corretamente os equipamentos ou se possui alguma dúvida. 

Deixe um comentário abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 06 / 22
Metaverso é uma das principais tendências tecnológicas dos próximos anos que promete transformar a construção civil. Saiba o que esperar dessa relação!
Ler Mais
 | 21 / 06 / 22
NR 10 é uma Norma Regulamentadora emitida pelo MTE visando garantir a segurança dos colaboradores envolvidos com instalações elétricas. ENTENDA!
Ler Mais
1 2 3 19

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.