Logo da Etesco Construções
Menu

Qual o papel da NR 18 na construção civil? Descubra!

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.
A imagem mostra dois engenheiros, com um deles apontando para um guindaste ao fundo.

O que é a NR 18?

A NR 18 é uma das normas criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o objetivo de reduzir possíveis acidentes no canteiro de obras.

​Gostaria de saber mais sobre essa norma, bem como o seu papel na construção civil? Então, continue nos acompanhando! 

A função da NR 18

Como o próprio nome sugere, a NR18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, organização e planejamento na construção, visando implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança.

Na prática, é a NR 18 que diz quais são os dispositivos, procedimentos e atitudes que devem ser observados em cada uma das atividades desenvolvidas em um canteiro de obras.

Em outras palavras, podemos dizer que a norma engloba boas práticas para aumentar a segurança no ambiente de trabalho, e tornar a construção um local mais agradável e sem muitas preocupações.

Por isso, é muito importante que os gestores entendam quando, onde e como aplicar as regras da NR 18, para garantir que todos os colaboradores estejam seguros, e evitar problemas com o governo. Além disso, as regras da NR 18 visam também:

  • A definição de atribuições e responsabilidades para que a segurança do ambiente de trabalho seja assegurada com eficácia;
  • O zelo pela integridade física e saúde dos trabalhadores do setor;
  • A otimização das técnicas de execução de obras para evitar acidentes;
  • O mapeamento de riscos, apontando medidas de prevenção.

Até aqui, já conseguimos entender como a NR 18 é relevante e o quanto é importante cumprir todas as regras.

A importância da NR 18 para a construção civil

A NR18 tem um valor fundamental para a administração da construção civil. Isto porque ela é responsável pelo direcionamento das mais diversas etapas no canteiro de obras, como o planejamento e a organização.

Ao todo, ela é dividida em 27 tópicos e as orientações contidas neste conjunto valem para a obra como um todo, incluindo treinamento, ordem, proteção contra incêndios e sinalização. Dentre todos os tópicos estabelecidos, os principais são:

  • Medidas de proteção contra quedas de altura;
  • Andaimes e plataformas de trabalho;
  • Instalações elétricas, máquinas, equipamentos e ferramentas diversas;
  • Movimentação e transporte de materiais e pessoas;
  • Estruturas metálicas.

Desta forma, podemos dizer que a NR18 visa garantir a segurança do trabalho acima de tudo. Por isso, é totalmente vedada a permanência dos trabalhadores no canteiro de obras, sem que todos estejam assegurados pelas medidas que a norma impõe.

Qual a forma correta de cumprir a NR 18?

Para cumprir a NR18, é necessário seguir alguns passos importantes. Primeiro, deve-se comunicar diante da Delegacia Regional do Trabalho, o tipo de construção, endereço, data de início e finalização da obra, além do número de funcionários envolvidos.

O segundo passo é elaborar e cumprir o chamado PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) que faz parte de uma das exigências da NR18.

Ele deve ser elaborado por um profissional especializado em segurança do trabalho, e deve ser disponibilizado para o Ministério do Trabalho, para o conhecimento de tudo o que estiver acontecendo.

Já o terceiro passo é a criação da CIPA. Quando uma obra conta com menos de 70 funcionários, ou cada grupo de 50 pessoas possui um representante, a empresa pode criar uma CIPA especializada.

E por fim, o quarto passo, onde deve ser feito o checklist para a verificação da NR18, avaliando as condições administrativas, as relações trabalhistas e as condições de saúde, engenharia e segurança do trabalho.

Os riscos do não cumprimento da NR18

A segurança do trabalho deve ser entendida como um investimento, e não como algo que gera despesa para a empresa.

É importante pensar que a prevenção dos acidentes de trabalho pode evitar diversas despesas pessoais e patrimoniais, o que inclui indenizações por acidentes.

Por isso, a NR 18 é uma das normas mais importantes para a construção civil e também pode ser considerada a mais completa, afinal, ela especifica de forma detalhada cada tipo de situação, trazendo orientações para todos os ambientes dentro deste segmento.

Agora, conte-nos: Você já conhecia a NR18 e sabia qual era sua função na construção civil?
Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!
Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O BIM é usado para auxiliar no planejamento do projeto de uma obra. Confira o que é o BIM e qual sua importância para o desenvolvimento de uma obra de construção civil.
Ler Mais
Os pré-moldados são uma opção para projetos de construção civil. Descubra quais são as vantagens deles para entender por que vale a pena escolher.
Ler Mais
1 2 3 41
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram