BLOG

Qual o papel da NR 18 na construção civil? Descubra!

A imagem mostra dois engenheiros, com um deles apontando para um guindaste ao fundo.

O que é a NR 18?

A NR 18 é uma das normas criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o objetivo de reduzir possíveis acidentes no canteiro de obras.

​Gostaria de saber mais sobre essa norma, bem como o seu papel na construção civil? Então, continue nos acompanhando! 

Entenda mais sobre seguro de obra clicando aqui!

A função da NR 18

Como o próprio nome sugere, a NR18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, organização e planejamento na construção, visando implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança.

Na prática, é a NR 18 que diz quais são os dispositivos, procedimentos e atitudes que devem ser observados em cada uma das atividades desenvolvidas em um canteiro de obras.

Em outras palavras, podemos dizer que a norma engloba boas práticas para aumentar a segurança no ambiente de trabalho, e tornar a construção um local mais agradável e sem muitas preocupações.

Por isso, é muito importante que os gestores entendam quando, onde e como aplicar as regras da NR 18, para garantir que todos os colaboradores estejam seguros, e evitar problemas com o governo. Além disso, as regras da NR 18 visam também:

  • A definição de atribuições e responsabilidades para que a segurança do ambiente de trabalho seja assegurada com eficácia;
  • O zelo pela integridade física e saúde dos trabalhadores do setor;
  • A otimização das técnicas de execução de obras para evitar acidentes;
  • O mapeamento de riscos, apontando medidas de prevenção.

Até aqui, já conseguimos entender como a NR 18 é relevante e o quanto é importante cumprir todas as regras.

A importância da NR 18 para a construção civil

A NR18 tem um valor fundamental para a administração da construção civil. Isto porque ela é responsável pelo direcionamento das mais diversas etapas no canteiro de obras, como o planejamento e a organização.

Ao todo, ela é dividida em 27 tópicos e as orientações contidas neste conjunto valem para a obra como um todo, incluindo treinamento, ordem, proteção contra incêndios e sinalização. Dentre todos os tópicos estabelecidos, os principais são:

  • Medidas de proteção contra quedas de altura;
  • Andaimes e plataformas de trabalho;
  • Instalações elétricas, máquinas, equipamentos e ferramentas diversas;
  • Movimentação e transporte de materiais e pessoas;
  • Estruturas metálicas.

Desta forma, podemos dizer que a NR18 visa garantir a segurança do trabalho acima de tudo. Por isso, é totalmente vedada a permanência dos trabalhadores no canteiro de obras, sem que todos estejam assegurados pelas medidas que a norma impõe.

Qual a forma correta de cumprir a NR 18?

Para cumprir a NR18, é necessário seguir alguns passos importantes. Primeiro, deve-se comunicar diante da Delegacia Regional do Trabalho, o tipo de construção, endereço, data de início e finalização da obra, além do número de funcionários envolvidos.

O segundo passo é elaborar e cumprir o chamado PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) que faz parte de uma das exigências da NR18.

Ele deve ser elaborado por um profissional especializado em segurança do trabalho, e deve ser disponibilizado para o Ministério do Trabalho, para o conhecimento de tudo o que estiver acontecendo.

Já o terceiro passo é a criação da CIPA. Quando uma obra conta com menos de 70 funcionários, ou cada grupo de 50 pessoas possui um representante, a empresa pode criar uma CIPA especializada.

E por fim, o quarto passo, onde deve ser feito o checklist para a verificação da NR18, avaliando as condições administrativas, as relações trabalhistas e as condições de saúde, engenharia e segurança do trabalho.

Os riscos do não cumprimento da NR18

A segurança do trabalho deve ser entendida como um investimento, e não como algo que gera despesa para a empresa.

É importante pensar que a prevenção dos acidentes de trabalho pode evitar diversas despesas pessoais e patrimoniais, o que inclui indenizações por acidentes.

Por isso, a NR 18 é uma das normas mais importantes para a construção civil e também pode ser considerada a mais completa, afinal, ela especifica de forma detalhada cada tipo de situação, trazendo orientações para todos os ambientes dentro deste segmento.

Entenda mais sobre gestão de riscos clicando aqui!

Agora, conte-nos: Você já conhecia a NR18 e sabia qual era sua função na construção civil?
Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!
Até o próximo post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *