Menu
Logo da Etesco Construções

Saneamento básico no Brasil: quais os benefícios para a população

Atualizado em 06/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

O saneamento básico é caracterizado como o conjunto de serviços oferecidos para a população, sendo essenciais para a qualidade de vida. Infelizmente, mesmo com os avanços da infraestrutura, muita gente não tem acesso e nem imagina os benefícios que esse tipo de serviço proporciona.

Canva | Fonte: i-Stockr

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e destacar os benefícios do saneamento básico. Acompanhe a seguir!

O que envolve o saneamento básico?

Você sabe quais as etapas que envolvem o saneamento básico? Antes de falarmos sobre os benefícios, vamos entender melhor esses fatores.

Desde sempre, o saneamento foi associado apenas ao abastecimento de água potável, ou seja, a água tratada que chega até a nossa torneira, chuveiro, etc, e podemos utilizar normalmente.

Mas, vai muito além disso, pois também inclui: o esgotamento sanitário, limpeza e manejo e a drenagem pluvial. Sendo assim, o saneamento básico envolve:

Esgotamento sanitário

O esgotamento sanitário tem relação com o transporte, infraestrutura, instalação de coleta e disposição final, isto é, o lançamento final ao meio ambiente.

Limpeza e manejo 

Aqui podemos destacar as atividades e infraestrutura operacional de coleta, transporte, transbordo e o destino final dos lixos domésticos. Os lixos de origem de varrição e a limpeza de vias públicas também estão envolvidos.

Drenagem das águas pluviais

Trata-se da limpeza e ao mesmo tempo, fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas, além da drenagem das águas pluviais, detenção, retenção, transporte e disposição da água nas áreas urbanas.

E quais são os benefícios?

Para que um país seja considerado desenvolvido, o investimento em saneamento básico é fundamental, além de proporcionar outros benefícios. Entre os principais, podemos destacar:

Menos casos de doenças

De acordo com estudos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), aproximadamente 100 doenças podem ser evitadas quando os serviços de saneamento básico são garantidos.

Isso porque, quando não existe o acesso à água tratada, os riscos são maiores para a população, que fica exposta aos vírus e bactérias que transmitem doenças como a diarreia e Hepatite A. 

Além disso, se não houver coleta e tratamento de esgoto, podem surgir mais problemas. Com o esgoto a céu aberto, as pessoas tendem a ficar expostas aos microorganismos causadores de doenças.

Mais qualidade de vida 

O acesso a uma água de qualidade, coleta e tratamento de esgoto pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, uma vez que isso reflete na saúde, bem-estar, trabalho e até educação populacional.

O investimento no saneamento básico, neste caso, contribui para a redução de doenças (como vimos acima). Logo, crianças e adultos conseguem ter um desempenho melhor em suas atividades diárias.

Aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Investir no saneamento contribui com melhorias para a saúde, meio ambiente e também impacta a economia e qualidade de vida, fazendo com que haja um aumento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

Agora conte-nos se você já conhecia esses benefícios do saneamento básico e o que achou do conteúdo de hoje. 

Deixe um comentário e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 26 / 01 / 24
A tecnologia foi evoluindo e, ao longo do tempo, as inovações tecnológicas passaram a auxiliar e otimizar diversas atividades, incluindo o saneamento básico. ENTENDA!
Ler Mais
 | 13 / 10 / 23
A falta de saneamento básico prejudica a qualidade de vida de milhares de pessoas e para mudar essa realidade, foram criadas startups de saneamento. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
1 2 3 8

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024