Menu
Logo da Etesco Construções

Seguro de Obras: por que contratar?

Atualizado em 18/03/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Mesmo com todo o planejamento que antecede uma obra, sempre existe o risco de algo dar errado durante o projeto, gerando prejuízos. A solução para evitar maiores problemas é a contratação do seguro de obras.

E como funciona esse seguro? Qual a sua importância para a obra? Responderemos essas perguntas a seguir. Continue lendo!

Seguro de obra: O que é?

O seguro de obra é o responsável por cobrir financeiramente os prejuízos que podem surgir na execução de um projeto, como por exemplo:

  • Acidentes;
  • Equipamentos com falhas;
  • Montagem incorreta da estrutura;
  • Desastres naturais.

Problemas como esses podem provocar danos materiais e ao mesmo tempo físicos aos trabalhadores, que também precisarão de um suporte. Em todos esses casos, quando a construtora contrata um seguro de obras, ela obtém uma grande ajuda.

Vale a pena contratar o seguro de obras?

Quem trabalha no setor da construção civil sabe que existem muitos riscos, como o trabalho em altura, o maquinário pesado, entre outros.

Assim sendo, podemos dizer que sim, vale a pena fazer um seguro de obras. Isto porque, independente da empresa ter pouco tempo de mercado e nunca ter vivenciado nenhum tipo de acidente, é importante que ela se previna.

Existem outros três motivos para que uma construtora contrate um seguro de obras, sendo eles:

Manter vivo o empreendimento

Vamos imaginar a seguinte situação: a empresa está em um projeto com milhões de reais investidos e de repente acontece um acidente, onde boa parte do trabalho é arruinada. 

Se a empresa não tem condições financeiras suficientes e tiver que arcar com esse prejuízo, a partir daí a obra se torna inviável.

Daí a importância do seguro de obras, com uma cobertura necessária para que o projeto continue e ainda possa gerar lucro.

Evitar prejuízos maiores

Conforme dissemos, é possível que ocorra um acidente mais sério, estragando o trabalho e até mesmo, prejudicando os colaboradores. 

A construtora tem como responsabilidade arcar com os danos, e quando não existe um seguro de obras contratado, dificilmente isso terminará de outra maneira que não seja uma batalha judicial.

Seriam gastos com advogados e se perder a causa, ter que reembolsar o valor que foi perdido no acidente.

Cumprindo a legislação

Deixar de contratar um seguro, provavelmente, colocaria a construtora em problemas com a justiça, pois a lei exige a contratação do mesmo, uma vez que, em muitos casos, o empreendimento precisa ser blindado de alguma forma.

Viu só? É por isso que o seguro de obras é importante para as construtoras. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais! Até a próxima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.