Menu
Logo da Etesco Construções

Sistema de Gestão Ambiental: conheça a ISO 14001

Atualizado em 08/07/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Muitas empresas do setor da construção civil se preocupam com a proteção ambiental e sustentabilidade. Mas, para alcançar um ambiente sustentável e reduzir os impactos ambientais, é necessário seguir as orientações da ISO 14001.

FatCamera | Canva

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a ISO 14001. Se você ainda não conhece ou possui dúvidas, continue conosco!

Como funciona a ISO 14001?

ISO 14001 ou Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma certificação que estabelece diretrizes, ou seja, aquilo que uma empresa deve desenvolver, implementar e seguir de modo que os possíveis impactos causados ao meio ambiente sejam reduzidos.

Dentro do setor da construção civil, a ISO 14001 é voltada para as questões de sustentabilidade durante a execução de uma obra, criando ações que possam minimizar o uso dos recursos naturais, desde o início até o fim do projeto.

No Brasil, as atualizações das Normas da ISO ficam à cargo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em geral, a ISO 14001 aborda alguns temas muito importantes, entre eles a rotulagem, comunicação e desempenho ambiental, auditorias, aspectos ambientais e terminologia.

Qual o objetivo da ISO 14001?

Podemos dizer que, além de conciliar a proteção do meio ambiente com as necessidades socioeconômicas, a ISO 14001 também visa

  • Contribuir com o desempenho ambiental;
  • Mitigar os efeitos adversos e condições ambientais na empresa;
  • Auxiliar na organização de requisitos legais;
  • Controlar a forma como os produtos ou serviços são fabricados, utilizados e descartados. 

A implementação desse sistema de sustentabilidade dependerá muito da dedicação e do comprometimento de todos, portanto, os gestores devem tomar a iniciativa o quanto antes.

E quais as vantagens da ISO 14001 para as empresas?

Como dissemos anteriormente, os objetivos da norma estão alinhados com os interesses ambientais e os da organização. Neste caso, então, a redução de matéria-prima é a principal vantagem para ambos os lados.

Outra vantagem da ISO 14001 é a possibilidade de criar processos eficientes, ou seja, conseguir reduzir a produção de resíduos e até mesmo, reutilizar materiais de uma forma sustentável. Isso ajudaria na diminuição dos custos com o descarte ou produtos que não possuem necessidade de uso.

Além disso, também podemos citar a criação de programas de reciclagem que podem ajudar na redução de desperdício de materiais, gerando até mesmo uma economia de água e energia.

Vale ressaltar que, quando a empresa garante a certificação ISO 14001, ela se torna mais competitiva no mercado, sendo um fator decisivo diante de uma possível concorrência. E desta forma, então, contribuirá cada vez mais com a proteção do meio ambiente.

Agora conte-nos o que você acha da ISO 14001? Já conhecia e já aplicou a norma? 

Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

Em nosso blog você encontra outros conteúdos bastante esclarecedores. Fiquem de olho!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 09 / 08 / 22
A taxa Selic é caracterizada como um dos índices que apontam a situação econômica do país. Entenda de que maneira ela impacta na construção civil!
Ler Mais
 | 05 / 08 / 22
As normas de segurança do trabalho ou NR 's estabelecem parâmetros e instruções para amenizar os riscos e aumentar a segurança no canteiro de obras. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.