Menu
Logo da Etesco Construções

Solução de Problemas Urbanos pode estar na Tecnologia

Tempo de leitura: 4 min.

Os problemas urbanos acontecem por causa do crescimento desordenado da cidade, do mau aproveitamento do espaço, dos recursos e da infraestrutura. Com o auxílio da tecnologia é possível coletar e analisar dados, a fim de desenvolver estratégias para solucionar todas essas questões.

Foto tirada no alto de uma cidade no período da noite..

Assim que começou o crescimento dos centros urbanos, com a migração da população do campo para a cidade, começaram a surgir os problemas. Apesar das mudanças que aconteceram ao longo dos séculos, muitos desses problemas persistem. 

A falta de segurança, as agressões ao meio ambiente e o trânsito caótico são três grandes problemas que encontramos nas grandes cidades; mas a tecnologia pode ser uma aliada para reverter esse quadro, trazendo soluções eficientes que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Que tal descobrir como esses três problemas podem ser solucionados utilizando recursos tecnológicos? Continue lendo, pois neste artigo vamos mostrar para você!

Problema 1: Segurança

A falta de segurança é uma das características mais marcantes das cidades. As pessoas não se sentem seguras nas ruas, mas não basta ampliar o policiamento. É preciso estruturar o sistema de segurança para que esses profissionais tenham melhores condições de trabalho.

Como a tecnologia pode ajudar?

O setor de segurança é um dos que mais se beneficiam com a tecnologia. O monitoramento faz toda a diferença para inibir atos criminosos. Utilizar circuitos de câmeras de vigilância é fundamental para isso.

As câmeras IP possibilitam fazer uma análise mais inteligente dos vídeos, se baseando em dados, acontecimentos anteriores e movimentos anormais das áreas vigiadas. Câmeras podem ser utilizadas também nos espaços públicos, fazendo a integração com o centro de operações, que deve manter uma comunicação eficiente e imediata com os agentes de segurança.

Mas não se trata apenas de criminalidade, pois é possível minimizar a ocorrência de acidentes investindo em tecnologias que deixem o trânsito mais seguro. Com a integração de sistemas, podemos acionar a equipe socorrista caso aconteça um acidente, por exemplo.

Com essa integração também é possível orientar da melhor forma essa equipe, conforme o fluxo de veículos e a presença ou não de semáforos, garantindo que o socorro chegue ainda mais rápido ao local.

Problema 2: Agressão ao meio ambiente

O crescimento desordenado das cidades impacta o meio ambiente porque o meio urbano cresce sem a devida supervisão e sem limites, promovendo diferentes tipos de poluição como das águas, atmosférica e até mesmo luminosa e visual, com o excesso de luz artificial e de informações.

A poluição, além de prejudicar o equilíbrio da vida, pode ameaçar a saúde do ser humano e colocar sua própria vida em risco.

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia pode contribuir de diferentes maneiras nesse sentido também, e o recurso ou ferramenta que será utilizado depende da solução que se deseja obter. Investindo no transporte público, por exemplo, conseguimos minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera.

A implementação de um sistema de saneamento básico eficiente é muito importante, afinal, é essencial garantir que todo o esgoto seja devidamente coletado e tratado antes de ser devolvido para a natureza.

A ampliação da rede de coleta é fundamental, mas precisamos de tecnologias que permitam a criação de estações de tratamento mais compactas e eficientes, que façam o tratamento com um menor custo, como é o caso do sistema Nereda. 

Também existem tecnologias que ajudam a fazer um rastreamento em toda a rede de distribuição de água para identificar vazamentos, evitando os desperdícios e a perda de água.

A utilização de lâmpadas LED possibilita a redução do consumo de energia. Além disso, ela é mais confortável para os olhos e não polui, por não emitir radiação e não conter substâncias tóxicas.

Problema 3: Trânsito

Você sabia que só na cidade de São Paulo existem 7,4 veículos para cada 10 habitantes? Em números, são 8,6 milhões de carros, ônibus, caminhões e motos circulando pelas ruas e avenidas. Não é à toa que o trânsito caótico é um dos grandes problemas que encontramos nos centros urbanos.

A mobilidade urbana é um desafio porque precisamos oferecer para os cidadãos condições adequadas para se locomoverem pela cidade, mas o que vemos na maioria das vezes são congestionamentos, em especial em horários de pico, desencadeando crises de mobilidade.

Como a tecnologia pode ajudar?

A precariedade do transporte público nos centros urbanos é um dos motivos para a crise de mobilidade. Se as pessoas pudessem utilizar esse tipo de transporte não haveria necessidade de um uso massivo dos veículos pessoais. 

Garantir melhores condições para o uso de transporte coletivo e aumentar a segurança no trânsito são dois grandes objetivos para promover uma melhor gestão de mobilidade urbana. A tecnologia pode contribuir para isso possibilitando controlar de uma forma eficiente o trânsito e ter uma visão mais ampla das soluções que podem ser adotadas para favorecer os fluxos.

Para isso, além de priorizar o transporte público, podem ser utilizadas tecnologias como um sistema de operação e de gestão de rodovias; também utilizar radares e vídeos inteligentes como OCR e DAI, fazer previsões de tráfego e de tempo e fornecer informações mais precisas para os usuários. A coleta de dados é essencial para promover ações mais estratégicas com base na análise deles.

Esses são apenas alguns exemplos de problemas urbanos porque muitos outros também existem e a tecnologia sempre pode ser utilizada para minimizá-los. Nas cidades inteligentes existe essa preocupação de criar o espaço urbano que proporciona muito mais qualidade de vida para todos, usufruindo da melhor forma dos recursos e estruturas disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 57

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.