Menu
Logo da Etesco Construções

Sustentabilidade e Construção Civil: como conciliar?

Atualizado em 11/02/2022
Tempo de leitura: 3 min.

A construção civil é um setor que consome muitos recursos naturais, gerando uma quantidade significativa de resíduos. Por isso, a sustentabilidade passou a ser um fator importante em cada obra realizada. Mas, como conciliar as duas coisas? Isso é realmente possível? 

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto. Continue nos acompanhando!

Qual a Importância da Sustentabilidade na Construção Civil?

Segundo estudos realizados por uma incorporadora e construtora, cada colaborador de uma obra pode gerar aproximadamente 51,74 gramas de resíduos.   

Diante desse conceito, podemos dizer que a preservação do meio ambiente é o grande desafio da construção civil.

Basicamente, a sustentabilidade nesse setor tem como objetivo garantir que antes, durante e após as obras sejam realizadas ações para diminuir os impactos ambientais

Em outras palavras, fazer com que os materiais sejam reutilizados ou até mesmo, encontrar alternativas de economizar energia como uma forma de diminuir os impactos.

Vale lembrar que as pessoas estão pensando cada vez mais no meio ambiente, fazendo com que a sustentabilidade seja um critério na construção civil na hora de escolher uma empresa para que a obra seja realizada.

E quais são as Vantagens?

Quando observamos o conceito de sustentabilidade na construção civil, percebemos uma série de vantagens, principalmente para empreendedores

Algo que não abrange apenas o consumo consciente de matéria-prima e o reaproveitamento de resíduos. Desta forma, então, podemos destacar:

Gastos Reduzidos

Ocorre uma otimização nos processos, o que ajuda bastante na redução de gastos.

Incentivos Fiscais

No segmento construtivo, os incentivos fiscais têm se tornado cada vez mais comuns para a realização de práticas sustentáveis.

Conforto aos Proprietários

O conforto é garantido por cuidados sustentáveis mais arquitetônicos, que estão relacionados com a luz, fatores térmicos, entre outros.

Argumento de Vendas

Consequentemente, também gera um argumento de vendas melhor, considerando que a sustentabilidade, atualmente, é bastante valorizada.

Além de todos esses fatores, as tecnologias sustentáveis estão sendo muito eficazes e oferecendo resultados positivos ao meio ambiente, atendendo às exigências da sociedade.

Aderindo a essas práticas, a sua empresa poderá gastar menos em suas atividades, tendo grandes chances de elevar a sua imagem no mercado, por demonstrar preocupação com a sustentabilidade nesse setor. 

As Práticas Sustentáveis

Até aqui falamos sobre o conceito, importância e vantagens da sustentabilidade na construção civil. Agora, vamos explicar um pouco melhor cada uma das práticas necessárias para conciliar ambas as partes.

Gerenciamento Adequado de Resíduos

Conforme dissemos, o gerenciamento de resíduos é algo muito importante, e qualquer gestor de uma obra que se preocupa com a sustentabilidade deve garantir que essa atividade seja eficiente.

Por exemplo, em pequenas construções podem ser utilizadas caçambas para armazenar os materiais sólidos que não serão mais utilizados. Os mesmos deverão ser levados para aterros no final da obra.

Em casos de projetos maiores, as construtoras podem investir em programas de gestão ambiental, que visam a separação desses resíduos desde o começo até o final. 

Evitar o Consumo de Energia em Excesso

A diminuição do consumo de energia também é fundamental para a redução dos danos causados ao meio ambiente. Assim sendo, quando uma obra ainda estiver em fase de planejamento, é importante considerar o uso de recursos mais simples de iluminação e ventilação.

É possível dar uma olhada na incidência do sol e do vento no local, que são os melhores meios de transparecer a luz e circular o vento.

Alguns materiais como lâmpadas que gastam menos energia podem ser utilizados. Ou ainda adotar formas próprias de reaproveitamento, como painéis solares para esquentar a água ou cisternas para captar água da chuva, por exemplo.

Desta forma, então, podemos concluir que uma construção eficiente é aquela que além de evitar os prejuízos que uma obra normal teria, também ajuda na preservação do meio ambiente.

Você já conhecia esses recursos sustentáveis? Sabia dessa importância para a construção civil? Conte-nos! Compartilhe em suas redes sociais e não percam os próximos conteúdo!

 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os aditivos para concreto são utilizados para melhorar a resistência e maleabilidade do concreto, que é composto por água, cimento e agregados. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
A NBR 15575 é uma norma que envolve o desempenho de edificações e visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos. Entenda o principal objetivo!
Ler Mais
1 2 3 65

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.