Logo da Etesco Construções
Menu

Sustentabilidade na construção civil

Atualizado em 01/10/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A sustentabilidade na construção civil consiste em minimizar os impactos ambientais gerados pelo setor, reduzindo o consumo de recursos e materiais, a geração de resíduos, entre outras ações que evitem agressões à natureza e tornem o projeto mais viável economicamente.

A sustentabilidade é um tema muito em alta hoje em dia e que também deve ser abordado no setor de construção civil. Afinal, ele gera um grande impacto para o meio ambiente em decorrência das suas atividades e dos resíduos produzidos. 

No entanto, a sustentabilidade vai além da proteção à natureza porque ela também envolve a viabilidade dos projetos. Para que você entenda melhor a complexidade desse tema, preparamos este artigo trazendo o conceito de sustentabilidade na construção civil, a importância dela, suas vantagens e como colocar em prática. Acompanhe.

O que é sustentabilidade na construção civil?

Quando falamos em sustentabilidade na construção civil isso significa implementar ações e estratégias antes, durante e após as obras para que ocorram os menores impactos ambientais possíveis. O intuito é preservar a natureza e assegurar a manutenção de recursos e da qualidade de vida das pessoas hoje e das gerações futuras. 

Entretanto, quando adotamos ações mais sustentáveis buscamos novas formas de explorar recursos naturais, gerar energia e promover economias estratégicas. Tudo isso contribui para que as obras tenham uma redução de custos, fazendo com que os projetos sejam mais econômicos e viáveis. 

Afinal, se trabalharmos com foco em economizar energia, reutilizar materiais e evitar o desperdício, também conquistamos impactos financeiros positivos, fazendo com que todos saiam ganhando.

Por que a sustentabilidade na construção civil é importante?

Em relação aos aspectos financeiros, a sustentabilidade na construção civil tem o importante papel de reduzir os custos dos projetos, como explicamos, fazendo com que as obras sejam mais baratas sem perder em qualidade ou segurança. 

Olhando para as questões ambientais, pensar em sustentabilidade é muito importante porque o setor de construção civil consome muitos recursos naturais. Além disso, a geração de resíduos é um aspecto que precisa ser considerado, uma vez que eles requerem uma destinação adequada para evitarmos a contaminação da natureza. 

Outro aspecto importante da sustentabilidade na construção civil é com relação às exigências dos próprios clientes. Como dito, esse é um tema que está muito em alta e é valorizado pela sociedade. Portanto, adotando estratégias mais sustentáveis a empresa responsável pelas obras adquire uma imagem mais positiva no mercado.

Quais são as vantagens da sustentabilidade na construção civil?

Que a sustentabilidade traz impactos positivos para a natureza não é novidade. Preservamos ecossistemas, minimizamos a poluição e asseguramos a sobrevivência de diferentes espécies da fauna e da flora. Sem falar da preservação da saúde do ser humano. 

Entretanto, os impactos também se estendem para os próprios empreendedores. No caso deles, há uma série de vantagens que são alcançadas e que vão além da redução de gastos e custos que já citamos. 

Praticando a sustentabilidade na construção civil também é possível obter incentivos fiscais e há um melhor argumento de vendas, contribuindo para a conquista de atração de novos clientes pelo diferencial dos projetos sustentáveis.

Como praticar a sustentabilidade na construção civil?

Existem diversas estratégias e ações que podem ser adotadas para implementar a sustentabilidade na construção civil. Veja a seguir algumas para começar a colocar em prática e modernizar o trabalho desse setor. 

  • Realizar um gerenciamento de resíduos adequado, destinando corretamente conforme o tipo de material.
  • Investir em novas tecnologias para a execução das obras e o gerenciamento delas.
  • Trabalhar projetos arquitetônicos que favoreçam a utilização da luz e ventilação naturais.
  • Dar preferência para materiais sustentáveis.
  • Evitar o desperdício no canteiro de obras.
  • Fazer a reutilização da água, aproveitando a pluvial.
  • Fazer a coleta seletiva e destinação adequada de materiais recicláveis. 

É importante ressaltar que para praticar a sustentabilidade na construção civil basta apenas promover uma mudança na cultura e nas políticas da empresa, a fim de implementar novas práticas e assegurar que elas serão seguidas por todos os envolvidos. Assim, garantimos a proteção do meio ambiente e a preservação dos interesses dos empreendedores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 12 / 01 / 21
A sustentabilidade na construção civil é uma prática indispensável, que visa reduzir os impactos ambientais causados por resíduos gerados em obras. ENTENDA!
Ler Mais
 | 27 / 11 / 20
O que é a logística reversa? Logística reversa é uma área que visa o retorno de materiais já utilizados, para um processo produtivo, ou seja, de reaproveitamento ou descarte apropriado dos materiais, ajudando na preservação ambiental. ​No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre como funciona esse processo de logística reversa. Continue lendo! […]
Ler Mais
1 2 3 6
© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por SuryaMKT
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram