BLOG

Sustentabilidade: redução dos impactos da indústria de óleo e gás

Uma das principais chaves da economia global, considerada como a terceira maior contribuição do PIB do país, é a indústria de óleo e gás. De acordo com dados divulgados em 2019, o Estado do Rio de Janeiro foi o líder na produção nacional do segmento. Por se tratar de um segmento baseado na exploração de bacias sedimentares, as atividades deste setor apresentam grandes chances de causar danos ao meio ambiente, como por exemplo, o vazamento de produtos químicos, que poluem as águas.

Por este motivo, é fundamental a implementação de projetos sustentáveis, para ajudar a reduzir os impactos no meio ambiente, e prevenir os problemas na indústria de óleo e gás. No post de hoje, falaremos mais sobre o assunto. Acompanhe!

Soluções ambientais

Com o passar do tempo, a demanda global foi se tornando maior, com preços altamente voláteis e regulamentações ambientais mais rigorosas. Desta forma, a indústria de óleo e gás passou a enfrentar três desafios, tais como reduzir os custos, otimizar os ativos industriais (desempenho) e melhorar também o seu impacto ambiental.

Conforme dissemos anteriormente, quando são implementados projetos para reduzir esses impactos, os problemas do segmento podem ser minimizados. Entre as soluções, podemos destacar:

Gerenciamento de resíduos

Os resíduos são justamente os fatores que mais causam danos, pois são altamente poluentes para os ecossistemas, onde acontecem as atividades do setor. Por isso, o gerenciamento dos resíduos é fundamental, e para fazê-lo acontecer, deve-se desenvolver um planejamento operacional para controle, manejo e coleta de resíduos, destinando tudo o que não for aproveitado para o lugar correto.

Estações de tratamento

Ainda sobre os resíduos gerados pela indústria de óleo e gás, as particularidades dos mesmos exigem que as estações de tratamento recebam cuidados melhores e específicos, com uma equipe especializada, que possa eliminar ou reduzir o volume e toxicidade dos poluentes.

Recuperação de áreas degradadas

Se os acidentes ambientais persistirem, é importante que algumas decisões sejam tomadas com uma certa urgência, a partir da implementação de projetos, que possam recuperar e compensar todos os danos.

Buscar um licenciamento ambiental

Indústrias de óleo e gás precisam atuar em conformidade com a legislação que visa, diretamente, a proteção do meio ambiente, além da regulação do uso de recursos naturais. Isto significa que será necessário atuar de acordo com as normas vigentes.

Em resumo: para que a indústria de óleo e gás possa se adequar a estas questões, e estejam de acordo com as normas de proteção do meio ambiente, a tecnologia, inovação e investimento são fundamentais.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *